Carteira Recomendada

Dividendos: Bancão é favorito dos analistas para abril; veja o ranking de 21 corretoras

06 abr 2023, 17:28 - atualizado em 06 abr 2023, 17:28
Banco do Brasil, ações
Bancão recebeu 13 indicações nas carteiras de dividendos para abril (Imagem; Adriano Machado/Bloomberg News)

O Banco do Brasil (BBAS3) foi a ação mais recomendada pelos analistas de mercado em abril quando o assunto é distribuição de dividendos

O banco estatal recebeu 13 indicações nas carteiras recomendadas, segundo levantamento feito pelo Money Times com 21 corretoras.

A Vale (VALE3) ficou em segundo lugar no ranking, com 12 recomendações, seguida pela Engie (EGIE3), com dez.

Itaú (ITUB4), que foi recomendada por oito casas de análises, e Vivo (VIVT3) e Gerdau (GGBR4), por sete cada uma, fecham o top 5.

Líder em dividendos para abril

O BTG Pactual destaca que o Banco do Brasil é negociado a um valuation “muito atrativo”, com um rendimento de 13%. Segundo o banco, a nova presidente da companhia e as indicações para vice-presidência causaram uma “ótima primeira impressão”.

Os analistas do banco sublinharam que o BB confirmou um pagamento de 40% do lucro líquido para 2023 em forma de proventos.

As notícias ajudarão a reduzir o risco da tese de investimentos do banco, segundo o BTG. “Entendemos os riscos de uma empresa estatal, mas o Banco do Brasil tem seus ‘anticorpos’ com a assimetria ainda bastante atrativa nos preços atuais”, afirmam os analistas.

O Nu Invest ainda ressalta que o ano de 2022 foi “espetacular” para o Banco do Brasil. “Percebemos sua eficiência operacional através do lucro líquido recorde de R$ 31,8 bilhões reportado no ano, além de um retorno sobre patrimônio líquido (ROE) médio de 22% no último trimestre, números maiores do que o de seus principais concorrentes privados”, explicam.

Segundo a corretora, o efeito Americanas ainda deve influir nos resultados do banco em 2023, pois a provisão foi de apenas 50% da dívida com a varejista. Porém, como a exposição era baixa, não deve produzir efeitos significativos nos resultados.

A chegada do novo governo também traz incertezas para o futuro do banco, embora o plano estratégico de longo prazo tente blindar os bons resultados contra interferências políticas, destacou a Nu Invest. 

Vale segue na mira do mercado

O Santander afirma que a Vale deve se beneficiar da retomada mais forte da atividade industrial na China, da manutenção dos preços do minério de ferro em níveis elevados e do possível spin-off ou IPO da divisão de metais básicos.

Em linha com a recente recuperação do minério no mercado internacional (+8,5% no ano), os analistas mantêm uma visão positiva sobre os preços da commodity a médio prazo.

A tese é orientada pela restrição de oferta, uma vez que os desafios de suprimento devem sustentar os preços acima de US$ 100/t por mais tempo.

Em relação à ação, o banco vê um ponto de entrada “atraente”Além disso, ela se destaca pela distribuição de dividendos e programas de recompra de ações.

Dessa forma, a Vale segue como a favorita do setor de siderurgia e mineração.

Confira o top 10 de dividendos para abril:

Empresa Código Indicações
Banco do Brasil BBAS3 13
Vale VALE3 12
Engie EGIE3 10
Itaú ITUB4 9
Vivo VIVT3 8
Gerdau GGBR4 8
BB Seguridade BBSE3 7
Transmissão Paulista TRPL4 6
Taesa TAEE11 6
Minerva BEEF3 6
CPFL Energia CPFE3 6
Eletrobras ELET3 6
Auren Energia AURE3 6
Total 103

Veja as outras indicações feitas no mês:

Empresas Indicações
Alupar, Porto Seguro, Petrobras 5 cada
Itaúsa 4 cada
Copel, Bradespar, B3, CCR, Cury 3 cada
Cemig, Tim, CSN, Santos Brasil 2 cada
Energias do Brasil,Kepler Weber, Klabin, Bradesco, ABC Brasil, Cyrela, JBS, Brasil Agro, Hypera,  Coca-Cola, Sanepar, Equatorial, Grendene, Dexco, Metal Leve, Ultrapar, Eneva, Intelbras, Cosan, Direcional, Iguatemi, Gerdau Metalúrgica 1 cada

Levantamento

O levantamento do Money Times levou em consideração as informações das carteiras de ações divulgadas por 21 instituições. Para abril, foram indicadas 49 ações, somando 166 recomendações.

Participaram do levantamento Ágora InvestimentosAtiva InvestimentosBB InvestimentosBTG PactualNu investElevenEmpiricusGenial InvestimentosGuide Investimentos, Inter, Itaú BBAMirae AssetMyCapNova FuturaÓrama, PagBank, PlannerBanco SafraSantanderTerra Investimentos, XP.

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.