Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Dólar caindo e Ibovespa subindo; onde investir agora?

Giovana Leal
25/03/2022 - 17:46
Dólar
Construção civil, varejo, small caps e setor elétrico devem sair ganhando no cenário atual, diz Genial (Imagem: Pixabay/webandi)

Além da alta do Ibovespa, a semana trouxe como destaque a continuidade da movimentação de valorização do real frente ao dólar e do fechamento da curva de juros brasileira.

A Genial Investimentos avalia que o movimento de queda da moeda americana segue beneficiado pela atual narrativa do mercado de continuidade de fluxo de capital para países com economias ligadas à commodities.

“Isso favorece a entrada de recursos para B3 e a renda fixa, uma vez que hoje o Brasil tem uma das maiores taxas de juros no mundo”, completa a corretora.

Além disso, nesta semana, o presidente do Banco Central (BC), Campos Neto, disse que, para este ano, a expectativa é de uma Selic terminal em 12,75%, prevendo o “fim de ciclo de alta dos juros” em maio.

Os analistas da Genial destacam que o que poderia contrariar essa expectativa é o conflito entre Rússia e Ucrânia e uma continuidade de choques de oferta sobre o petróleo, fortalecendo ainda mais o preço da commodity e, consequentemente, pressionando os índices inflacionários.

Com base neste cenário, a corretora afirma que, a curto prazo, o mercado está comprado a narrativa de valorização do real e de fechamento da curva de juros. “Este cenário será ótimo para empresas locais e que tenham correlação inversa com os juros longos — como construção civil, varejo, small caps e o setor elétrico“, afirma.

O que comprar agora?

Para os investidores mais conservadores, os analistas da Genial indicam o aumento de exposição ao setor elétrico e ao varejo através de empresas de maior qualidade e não alavancadas.

Já para os investidores mais agressivos, a corretora diz que as construtoras e empresas de menor capitalização (small caps) oferecem boas oportunidades de entrada e aumento de exposição, desde que esse processo seja feito com parcimônia.

Os analistas alerta que uma alta muito forte do petróleo ou um aumento de gastos públicos, o que poderia prejudicar o sentimento do mercado sobre a situação brasileira, poderia reverter esse cenário de expectativa de valorização das ações brasileiras.

A Genial ainda ressalta que, com o cenário de volatilidade das commodities e queda do dólar, é prudente diminuir a exposição em empresas exportadoras.

A última recomendação da corretora é em relação à moeda americana. “Para quem não tem exposição em dólar, por mais que acreditemos que ainda exista espaço para uma valorização do real, a velha e boa estratégia de entrada em tranches faz bastante sentido nesses níveis de preços”, afirma.

Disclaimer

O Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Última atualização por Giovana Leal - 25/03/2022 - 17:50

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender
As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto