Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

E se o ether for o “ouro digital” em vez do bitcoin?

29/05/2020 - 14:32
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Todo mundo só fala em bitcoin, mas e se o ether se tornar a moeda de reserva mundial? (Imagem: Unsplash/@nick604)

Geralmente, discussão sobre o potencial das criptomoedas em se tornarem reservas não soberanas de valor gira em torno apenas do bitcoin (BTC).

Isso não é novidade, pois o bitcoin é a criptomoeda mais madura, cujo objetivo é explicitamente ser um caso de uso de uma reserva não soberana de valor.

A alcunha de “ouro digital” do bitcoin é uma ótima ferramenta de marketing nesse sentido. Nenhuma outra criptomoeda possui um slogan tão claro e atrativo como esse.

Porém, o bitcoin não é a única moeda que compete pelo status de reserva de valor e não é imune à concorrência. Outras criptomoedas também estão na corrida.

De todas as que desejam ser um caso de uso de reserva não soberana de valor, Ethereum é, sem dúvidas, a segunda maior candidata na corrida.

Hoje em dia, o blockchain Ethereum é o único blockchain público (além do blockchain Bitcoin) com uso significativo e seu ativo nativo, ether (ETH), é a segunda maior criptomoeda — a melhor métrica de adesão como uma possível reserva de valor.

Os pontos acima são suficientes para fazer a seguinte pergunta: “e se o ether se tornar o ouro digital?”.

Potencial do ether como uma reserva não soberana de valor (Imagem: Messari)

Parece uma proposta maluca para um ativo que, atualmente, vale US$ 22 bilhões, mas não está fora da realidade quando você lembra que a Ethereum não é uma empresa que está começando, e sim um ativo monetário iniciante.

Lembre-se: o bitcoin não está imune à competição e, se você acreditar que o bitcoin tem uma chance de se tornar uma reserva de valor não soberana como o ouro, então muitas criptomoedas também têm a mesma possibilidade.

Se essas outras apostas merecem uma alocação no portfólio, depende da avaliação de risco/retorno de cada um.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 25/06/2020 - 23:47