Edward Snowden contesta que o bitcoin deve ser privado

09/05/2021 - 15:08
De acordo com Snowden, precisamos nos atentar à supervisão digital e CBDCs são uma ideia “terrível” (Imagem: Twitter/Edward Snowden)

Em participação ao evento Ethereal Summit do Decrypt, o ex-analista da Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA, na sigla em inglês) Edward Snowden argumentou que o bitcoin (BTC) deve ser “privado desde o início” para combater iniciativas de repressão contra “moedas de privacidade”, como monero (XMR).

“O bitcoin está falhando bastante no quesito privacidade”, disse ele, acrescentando que, “agora, em 2021, todos sabem que existe um problema quando falamos sobre supervisão digital”.

Ele e Marta Belcher, consultora da Electronic Frontier Foundation (EFF), discutiram como criptomoedas podem pegar a mesma anonimidade do dinheiro físico e importá-la ao mundo virtual. Belcher acrescentou que se assustou com as tentativas de estender “a supervisão em massa” na indústria cripto.

Diferente do bitcoin, criptomoedas de privacidade, como monero e zcash (ZEC) permitem transações completamente anônimas. “Ambos são ótimos projetos”, afirmou Snowden, apesar de monero ter problema em ser listada nas corretoras:

A forma de solucionar isso seria tornar o bitcoin privado. É muito frustrante para muitas pessoas no setor que a equipe principal de desenvolvimento do Bitcoin tenha sido priorizada — pois quanto mais esperam, mais obstáculos serão implementados para evitar isso.

O maior problema da indústria cripto, segundo Snowden, é que, atualmente, as pessoas que tomam decisões sobre a regulação da indústria são as que possui a maior participação no sistema.

Ele também criticou as moedas digitais emitidas por banco central (CBDCs), chamando-as de “terríveis”, pois permitem que governos emitam dinheiro com uma data de expiração.

Para estímulos econômicos, podemos te fazer um pagamento mas, se você não usar, perde. A simples ideia de qualquer pessoa em qualquer lugar pode revogar o seu dinheiro é aterrorizante.

Criptoativos: utopia ou distopia?

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 09/05/2021 - 15:08

Pela Web