Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Eike Batista e demais acionistas controladores da OSX celebram acordo

18/01/2021 - 14:23
Eike Batista OSX
Eike Batista e acionistas controladores da OSX não desistiram do plano de reformular o conselho da companhia com a eleição de seus três indicados (Imagem: Wilson Dias/Agência Brasil)

A OSX Brasil, que tem como principal acionista o empresário Eike Batista, informa que neste domingo (17), os acionistas controladores da companhia — Centennial Asset Mining Fund, Rogério Alves de Freitas, membro independente do Conselho de Administração, e o próprio Batista — celebraram um acordo para dar sequência aos planos da diretoria da empresa.

De acordo com o fato relevante divulgado, os acionistas controladores concordaram em apresentar petição conjunta ao juízo da 2ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Rio de Janeiro, informando da desistência das partes em relação ao processo que cancelou a convocação de assembleia de acionistas, que seria realizada no dia 14 de outubro de 2020.

Na época, a diretoria da OSX chegou a pedir a retratação do cancelamento, porém recebeu decisão contrária da Justiça.

Na então decisão da juíza titular da comarca carioca, Maria Christina Berardo Rucker, foi exortada necessária cautela diante da abrupta mudança desejada pelos acionistas controladores, que defendem a eleição de três novos membros para o conselho, inclusive com um novo presidente.

“Nota-se que dois dos três Conselheiros integram a administração desde 2018, estando familiarizados com aos ditames da Recuperação Judicial em andamento e a mudança pode ser prejudicial da recuperação da empresa”, profere a juíza na decisão que foi movida por acionistas minoritários.

Batista e acionistas controladores, como o Centennial Asset Mining Fund, tentaram reverter a situação desfavorável para resgatar seus planos na empresa que atua no segmento de construção naval, com a indicação de um trio de executivos para comandar o novo conselho de administração.

Siga o plano

Voltando às informações divulgadas nesta segunda-feira (18), a cúpula da OSX também apresentará requerimento conjunto à Câmara de Arbitragem do Mercado, informando da celebração do acordo, comunicando a desistência e solicitando a não instauração de procedimento arbitral.

“A referida petição deverá ser apresentada nesta segunda-feira (18) e, no dia útil imediatamente seguinte à revogação da decisão liminar deferida nos autos do referido Processo Judicial, a OSX tomará todas as medidas para convocar sua Assembleia Geral, com o fim de promover a eleição de nova administração da empresa, com trio de nomes indicados por Eike Batista e demais controladores”, afirma a companhia no documento enviado ao mercado.

Apesar da briga nos tribunais e por cadeiras no conselho de administração, as ações da OSX operaram sob o modo montanha-russa em outubro do ano passado, marcado por uma intensa volatilidade. A companhia atribui tamanhas oscilações às notícias veiculadas pela imprensa.

Veja o fato relevante divulgado pela OSX:

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Lucas Simões - 18/01/2021 - 14:38