CryptoTimes

ETFs de bitcoin no Canadá enfrentam “disrupção de mercado” em meio à queda

22 maio 2021, 12:31 - atualizado em 22 maio 2021, 12:32
Felizmente, a gestora Horizon foi a única a relatar problemas, já que a estratégia de seus fundos é investir em contratos futuros da CME, que também sofreram abalo esta semana (Imagem: Freepik/pvproductions)

Foi uma semana bem complicada para o bitcoin (BTC). A maior criptomoeda do mundo por capitalização de mercado caiu mais de 20%, conforme Elon Musk, as proibições regulatórias na China e o pânico resultaram na queda de mercado.

Neste momento, a criptomoeda está sendo negociado a US$ 37,8 mil.

No Canadá, fundos negociados em bolsa (ETFs) de bitcoin também parecem ter sido abalados. Segundo o Financial Times, gestoras de ETFs de bitcoin emitiram alertas de “disrupção de mercado” a seus investidores.

Dois fundos, operados pela Horizon ETFs Canada, informaram que não seriam capazes de realizar ordens de compra e venda se as condições de mercado não melhorarem.

Os ETFs da Horizon investem nos futuros de bitcoin da CME — que teve de interromper a negociação por conta das grandes liquidações.

O Decrypt relembra que um contrato de futuros obriga um investidor a vender ou comprar um ativo a um período, quantidade e preço específicos. Se o preço desse veículo de investimento continuar a níveis baixos, é improvável que investidores apostem que o preço irá subir e invistam no produto.

Já um ETF permite que pessoas comprem ações que representam um determinado ativo, como o ouro — ou, neste caso, o bitcoin. ETFs de cripto se popularizaram pois são uma forma mais fácil de comprar bitcoin indiretamente, sem terem de se preocupar com a segurança das criptomoedas.

Embora uma “disrupção de mercado” pareça algo preocupante, Horizon foi a única a ter problemas. CI Galaxy, por exemplo, não teve nenhum problema, pois seu produto não usa derivativos, e sim investe diretamente na criptomoeda.

O alerta da Horizon veio logo após o Banco do Canadá ter avisado que o bitcoin e outros criptoativos eram “de alto risco” em seu relatório anual sobre vulnerabilidades e riscos do setor financeiro.

Porém, é preciso lembrar que correções de mercado são normais e, apesar da queda, o bitcoin subiu 280% no último ano.

Confira cinco maneiras de lidar
com os altos e baixos do mercado cripto

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.