Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Ethereum Classic sofre outro ataque de 51% em apenas cinco dias

06/08/2020 - 8:24
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Ataque de 51% é um ataque a um blockchain por um grupo de mineradores que controla mais de 50% da taxa de hash de mineração da rede ou do poder computacional. Podem evitar que novas transações sejam confirmadas, dividir pagamentos entre usuários, reverter transações já completadas enquanto tiverem o controle da rede e realizar gastos duplos (Imagem: Crypto Times)

O blockchain Ethereum Classic (ETC) passou por um segundo ataque de 51% em menos de uma semana.

Bitfly, empresa-mãe do pool de mineração Ethermine, falou sobre o ataque nesta quinta-feira.

Binance também anunciou a reorganização de mais de quatro mil blocos no ETC a partir do bloco de número 10.935.622. Como consequência, tanto a Bitfly como a Binance interromperam pagamentos, saques e depósitos em ETC.

Um ataque de 51% ou reorganização de um blockchain acontece quando um grupo de mineradores controla mais de 50% da taxa de hashes (poder computacional) da rede.

Isso permite que evitem que novas transações sejam confirmadas, interrompam pagamentos entre usuários e revertam transações que foram completadas, significando que podem realizar gastos duplos.

O ataque de hoje é o segundo ataque de 51% no ETC em apenas cinco dias, seguido do ataque ocorrido no último sábado (1º). Nele, 807.260 ETC (cerca de US$ 5,6 milhões) foram usados em gastos duplos, segundo a empresa de dados em blockchain Bitquery. Ainda não se sabe o valor do ataque de hoje.

Vitalik Buterin, cofundador da Ethereum, tuitou que o ETC deveria migrar para um algoritmo de consenso proof-of-stake (PoS) do mecanismo atual de proof-of-work (PoW).

“Dada essa cultura de aversão ao risco, neste momento, dar esse passo parece menos arriscado do que não fazê-lo”, disse ele.

Relembrando o ataque de 51%
à rede da Ethereum Classic

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 06/08/2020 - 8:29