BusinessTimes

Ibovespa busca recuperação no penúltimo pregão de 2022 e toca os 110 mil pontos; o que explica a alta?

28 dez 2022, 12:04 - atualizado em 28 dez 2022, 12:04
ibovespa
Ibovespa avança, quebrando padrão dos últimos pregões (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa (IBOV) sobe nesta quarta-feira (28), quebrando o padrão dos últimos dois pregões ao buscar uma recuperação no penúltimo pregão do ano.

Por volta das 12h, o índice de referência da Bolsa brasileira avançava 1,08%, a 109.759,28 pontos. Na máxima do dia até o momento, chegou a atingir 110.289,62 pontos.

O mercado segue no aguardo pelo anúncio de novos ministros do governo Lula, na expectativa de que os nomes sejam anunciados hoje.

A senadora e ex-candidata à presidência da República Simone Tebet acabou aceitando o convite do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério do Planejamento, após diversas negociações. Ainda não houve um anúncio oficial de sua nomeação.

O nome de Tebet tende a agradar o mercado, uma vez que a senadora tem perfil mais moderado.

Investidores também estão de olho em possíveis novos anúncios do próximo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na esperança de haver mais sinalizações quanto ao futuro fiscal do Brasil.

Além da expectativa quanto aos 16 ministros que ainda restam a ser anunciados, Haddad disse na terça que os nomes dos presidentes da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil (BBAS3), bem como a definição da composição do Conselho Monetário Nacional (CMN)sairão ainda esta semana.

Ainda, o mercado repercute a sinalização de Haddad sobre o fim da desoneração de combustíveis, o que tende a ajudar a arrecadação federal em um momento de preocupação com as contas públicas.

Haddad pediu ao atual governo que deixe vencer a desoneração de impostos federais sobre combustíveis no dia 31 de dezembro.

Segundo a Terra Investimentos, “caso se confirme, o fim da isenção pode turbinar a arrecadação”. Por outro lado, aumentaria os preços logo no início do próximo ano.

O Ibovespa aproveita a recuperação dos índices americanos. Em movimento contrário ao Ibovespa, o dólar perde força nesta quarta. A curva de juros dá trégua, dando suporte às ações do varejo.

Vale (VALE3) volta a subir, caminhando para fechar esta semana com desempenho positivo. Petrobras (PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3) também avançavam pela manhã.

Na agenda econômica do dia, foram divulgados dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) para novembro, que mostraram criação de 135.495 vagas formais de trabalho, abaixo da expectativa dos analistas,  de 168 mil, segundo a Reuters.

Para Rafaela Vitória, economista-chefe do Inter, o número “confirma tendência de desaceleração do mercado de trabalho, com a política monetária bastante restritiva”.

Com informações da Reuters.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.