Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Ibovespa fecha em queda seguindo exterior; IRB Brasil desaba 17%

06/10/2020 - 17:11
Ibovespa Ações Mercados B3SA3
O volume financeiro somava 26,06 bilhões de reais (Imagem: Reuters/Paulo Whitaker)

As ações brasileiras fecharam esta segunda-feira em queda, seguindo o movimento global, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, interromper negociações para novo pacote de alívio aos efeitos da Covid-19 para depois das eleições.

O IRB Brasil (IRBR3) foi o destaque negativo, desabando mais de 17%.

Após ter chegado a superar os 97 mil pontos no começo da sessão, o principal índice acionário doméstico perdeu força e fechou em baixa de 0,49%, a 95.615,03 pontos. O giro financeiro da sessão somou 26,78 bilhões de reais.

O humor do mercado mudou rapidamente após o anúncio de Trump pelo Twitter. Todos os três principais índices de ações dos EUA viraram bruscamente para baixo com a notícia.

Em Wall Street, o Dow Jones (DJI) caiu 1,34%, o S&P 500 (SPX) perdeu 1,4% e o Nasdaq (US100) caiu 1,57%.

O jantar entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, animou o mercado, com ambos sinalizando alinhamento para tocar a pauta econômica do governo, principal em relação à agenda de reformas e ao Renda Cidadã.

No melhor momento, o Ibovespa chegou a avançar quase 1,4%. Mas mesmo o ânimo com o cenário doméstico esmoreceu, após a notícia de que a nova proposta do Renda Cidadã deve ser adiada.

Destaques

Irb Brasil (IRBR3) despencou 17,1%, após o UBS BB retomar a cobertura da empresa com recomendação de “venda” e preço-alvo de 4,60 reais.

Os papéis da companhia subiram mais de 15% em outubro até segunda-feira.

Embraer (EMBR3)  avançou 3,1%. O Bradesco BBI elevou a recomendação do papel de underperform para neutro, afirmando que a Embraer tem caixa suficiente para superar a pandemia e se ajustar ao mercado após o fracasso do acordo com a Boeing.

Braskem (BRKM5) teve alta de 4,5%, após o Morgan Stanley elevar a recomendação do papel de equalweight para overweight.

Azul (AZUL4) ganhou 6,5%, após informar na véspera que seu tráfego de passageiros em setembro subiu 23,5% ante agosto, estendendo a retomada dos últimos meses.

Gol (GOLL4), também com recuperação no tráfego, subiu 7,3%.

Oi (OIBR3) fechou estável. O juiz encarregado por sua recuperação judicial deu prazo de 12 meses para conclusão da reestruturação de suas subsidiárias, após aprovar aditamento ao plano de reestruturação aprovado por credores.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por André Luiz - 06/10/2020 - 18:08