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Latam toma dianteira do setor aéreo e tem planos para baratear passagens em 2024; veja perspectivas

31 jan 2024, 13:45 - atualizado em 31 jan 2024, 13:45
Latam
Latam é pelo terceiro ano consecutivo a aérea líder no setor aéreo brasileiro (Imagem: Latam Airlines/Divulgação)

A Latam vem se consolidando como líder do setor aéreo brasileiro. Por três anos consecutivos, a companhia foi apontada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) como a que mais transportou passageiros.

Batendo suas principais concorrentes, dados da agência reguladora apontam que a Latam teve participação de 38,7% no mercado doméstico, ante 33,3% da Gol e 27,5% da Azul. Na prática, a aérea viu a sua participação retomar patamares pré-pandêmicos, visto que em 2019 representava 35% de participação no Brasil.

Com isso, atualmente a companhia opera como a maior aérea do mercado brasileiro, com voos para mais de 50 aeroportos em território nacional. Em 2023, a companhia também ampliou o seu codeshare com a Voepass, oferecendo aos clientes acesso a outros 26 destinos brasileiros, principalmente em aeroportos regionais.

Procurada pelo Money Times, a Latam avaliou que a companhia esteve mais forte e eficiente em 2023, tendo transportado 33 milhões de passageiros somente em voos domésticos.

“Atualmente, a Latam voa para o seu recorde de mais de 50 destinos brasileiros, tendo investido para tornar a sua operação mais sustentável e a experiência do cliente cada vez mais fácil, rápida e segura”, destacou a equipe de imprensa por nota.

A companhia defende que vem crescendo de forma sustentável depois da pandemia da Covid-19, sendo a empresa que mais adicionou assentos na aviação brasileira em 2023 e a que mais transporta passageiros ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior.

Latam: 2024 será mais um ano na dianteira?

A Latam tem uma projeção de crescimento das operações com passageiros entre 7% e 9% para este ano, com a chegada de novas aeronaves.

“Em 2024, seguiremos comprometidos com o objetivo de fazer com que cada vez mais brasileiros possam voar. Para isso, anunciamos quatro medidas para universalizar a aviação no Brasil, incluindo a adição de 10 mil assentos diários à sua operação no País, o que significa mais de 3 milhões de assentos adicionais neste ano”, disse em nota para o Money Times.

A Latam ainda destacou que serão implementadas novas rotas, quatro já neste mês — Galeão-Manaus, Galeão-Recife, Galeão-Natal e Porto Velho-Manaus.

Já em relação às operações internacionais no Brasil, a aérea explicou que segue em recuperação gradual, mas a expectativa é de que neste ano voltem ao patamar de 2019 — pré-pandemia.

Participação da Latam no Voa Brasil

Voa Brasil, programa do governo federal que visa baratear as passagens aéreas, deve começar a valer em fevereiro deste ano.

As negociações para o programa vem se desenrolando há meses, com a promessa de passagens a R$ 200 voltado para diversos grupos de pessoas. Veja quais grupos serão contemplados nesta primeira etapa:

  • aposentados;
  • quem não viaja há 12 meses;
  • pensionistas do INSS;
  • estudantes do ProUni.

LatamGol e Azul, as principais companhias aéreas que atuam no Brasil, vêm sinalizando apoio ao governo federal no projeto.

“A companhia está participando das discussões do programa Voa Brasil para viabilizar a sua implementação. Em breve, as novidades sobre a sua participação no programa devem ser anunciadas”, afirmou a Latam.

Preços das passagens aéreas na Latam

Em relação aos preços das passagens aéreas em contexto geral, a companhia apontou que o principal desafio continua sendo o custo elevado da operação no Brasil, que inclui o alto preço do combustível de aviação, a alta judicialização do setor aéreo, a dificuldade de acesso ao crédito e outros fatores locais, como a elevada carga tributária.

“A Latam está comprometida com o esforço de ampliar o acesso à aviação. Para isso, contará com iniciativas que vão desde ações educativas para orientar a população sobre como adquirir passagens mais em conta até a ampliação da oferta de assentos promocionais”, disse.

Em 2024, companhia se comprometeu a intensificar a quantidade de promoção com pelo menos uma rota com passagem abaixo de R$ 199, com o intuito de estimular as compras com a antecipação correta para direcionar o acesso aos preços baixos.

A exemplo disso, a partir de março deste ano, a companhia fará toda semana uma promoção com o valor mencionado. Para 2024, a companhia divulgou que orçou mais de R$ 4 milhões para campanhas de vendas promocionais em latam.com, ações de Mega Promo e no Big Brother Brasil 2024, além de ações pontuais chamadas de Happy Hour.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
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