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Magazine Luiza (MGLU3) é a melhor opção em caso de falência da Americanas (AMER3); entenda briga no varejo

21 jan 2023, 16:45 - atualizado em 21 jan 2023, 16:50
Magazine Luiza
Magazine Luiza (MGLU3) pode captar mais crescimento caso a Americanas (AMER3) fique fora do jogo, diz Citi. (Imagem: Shutterstock)

O escândalo contábil da Americanas (AMER3) fez com que suas ações deixassem o Ibovespa nesta sexta-feira (20), com cotação inferior ao do IRB (IRBR3). E com a briga no varejo, o Magazine Luiza (MGLU3) é apontado como a melhor escolha em caso de falência da rival.

Se a Americanas não conseguir se sair bem no processo de recuperação judicial, que envolve um montante de R$ 40 bilhões em dívidas, o Magazine Luiza será o principal beneficiário com a absorção da clientela deixada pela Americanas, segundo analistas do Citi.

Em relatório, o banco espera que a receita buta das vendas online (GMV, na sigla em inglês) do Magazine Luiza cresça 18%, considerando a ausência da Americanas no mercado.

Magazine Luiza e a briga no varejo

Outras companhias do varejo brasileiro, além de empresas estrangeiras que atuam no país, também terão algum crescimento.

O banco calcula que a Via (VIIA3) esteja na sequência na esteira de crescimento, podendo aumentar seu GMV em 15%. O Mercado Livre (MELI34) teria salto de 11% no indicador.

Considerando a participação de mercado de cada empresa no varejo, o Citi estima que em 2023 o mexicano Mercado Livre fique com 40,3%; Magazine Luiza com 19,4%; Via com 9%; e outras companhias com os 31,3% restantes.

Marketplace X Varejo físico

Os analistas João Pedro Soares e Felipe Reboredo, responsáveis pelo relatório do Citi, destacam que o Magazine Luiza receberia uma parcela de 14% das vendas online diretas da Americanas e 25% das vendas de marketplace.

Já a Via receberia 12% das vendas diretas e 24% das de marketplace. O Mercado Livre teria 11% das vendas de marketplace.

No entanto, o espólio da Americanas em caso de falência seria mais difícil de ser mensurado no varejo físico, de acordo com o banco, devido à fragmentação do varejo brasileiro, envolvendo empresas menores e de setores diversos.

Repórter
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
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