Meituan Dianping, empresa de delivery de comida, testará criptomoeda da China

The Block
The Block
15/07/2020 - 14:57
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
The Block
Meituan é uma grande plataforma de comércio digital (e-commerce) para serviços na China, que utiliza a tecnologia para ligar clientes e comerciantes (Imagem: Meituan Dianping)

O Banco Popular da China (PBoC) firmou uma parceria com Meituan Dianping (MTDP), empresa de delivery de comida, para testar sua moeda digital emitida por banco central (CBDC), segundo a Bloomberg.

Não citando o nome das fontes, o artigo certifica que Meituan esteve “em contato” com o departamento de pesquisa do PBoC “sobre casos de uso reais” para a moeda, chamada de Moeda Digital/Pagamento Eletrônico (DCEP).

Bloomberg chamou a parceria de “grande passo para a adesão em massa do token”, mas afirmou que detalhes específicos sobre a parceria ainda não foram divulgados. O novo artigo parece confirmar uma declaração feita na semana passada pelo site chinês Caixin.

Espera-se que a China seja a primeira grande economia a emitir uma CBDC, talvez ainda este ano.

O projeto com Meituan é a colaboração mais recente envolvendo o departamento de pesquisa do PBoC e uma empresa de tecnologia chinesa. Na semana passada, Didi, aplicativo para transporte privado de passageiros, anunciou ter firmado uma parceria semelhante.

Tanto Meituan como Didi transacionam bilhões de dólares equivalentes todos os dias, segundo a Bloomberg. Em abril, a equipe de pesquisa sobre criptoativos do PBoC firmou uma parceria semelhante com SenseTime, grande startup de inteligência artificial.

Mas o que essas colaborações de pesquisa significam? Em cada caso, os detalhes são poucos e devem ser consideradas com cautela.

Porém, conforme o The Block noticiou, é provável que algumas das empresas de tecnologia da China, como Tencent e Alibaba, atuem como distribuidoras da DCEP quando estiver disponível.

Também faria sentido o PBoC incluir sua criptomoeda diretamente em aplicações de consumo — como aplicativos de transporte de passageiros e entrega de comida — que já possuem grandes volumes de transação.

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 15/07/2020 - 14:58

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto