CryptoTimes

Outra cidade chinesa irá testar “mega-sena” com yuan digital

23 nov 2020, 13:38 - atualizado em 23 nov 2020, 13:38
Shenzhen já testou a loteria com yuans digitais; agora é a vez da cidade de Suzhou (Imagem: Pixabay/ida20150101)

A cidade chinesa de Suzhou irá realizar um grande teste para a moeda digital do banco central (CBDC) do país via “envelopes vermelhos” a partir de dezembro.

Nesta segunda-feira (23), The Paper, jornal on-line pertencente ao estatal Shanghai United Media Group, afirmou que o teste acontecerá em 12 de dezembro, dia conhecido como “Duplo 12” na China — um festival de compras de fim de ano.

Em abril, foi noticiado que alguns funcionários do governo receberam vale-transporte na forma de yuans digitais — também conhecidos como DCEP — como parte de um teste contínuo em Suzhou.

Segundo o The Paper, o teste em Suzhou será parecido com o de Shenzhen em outubro, em que cerca de US$ 1,5 milhão em yuan digital foi entregue a 50 mil cidadãos na forma de “envelopes vermelhos” em uma loteria.

Envelopes vermelhos são tradicionalmente presenteados a crianças, membros da família ou funcionários como um sinal de boa-sorte.

Cidadãos que ganharam a loteria poderiam gastar os yuans digitais e gratuitos em mais de três mil lojas participantes do teste.

O artigo afirma que o diferencial do teste em Suzhou é que permitirá um recurso adicional de pagamentos off-line para as carteiras DCEP.

Por exemplo, o Banco Industrial e Comercial da China (ICBC, na sigla em inglês), um dos quatro principais bancos comerciais e estatais do país, esteve promovendo um recurso de “carteira de testes interna” em seu aplicativo móvel para usuários públicos em Chengdu.

Porém, nesta etapa, apenas usuários permitidos poderão ativar uma carteira DC/EP, segundo um representante do serviço de atendimento ao cliente confirmou ao The Block.

Imagem do aplicativo móvel do ICBC para usuários em Chengdu.

Como a China planeja impulsionar seu yuan digital?

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.