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Petz (PETZ3): Em meio à temporada fraca do varejo, empresa arranca elogios de analistas

17 mar 2022, 17:19 - atualizado em 17 mar 2022, 17:19
Petz PETZ3
Petz teve um Ebitda (ex-IFRS16) de R$ 65 milhões (crescimento de 39% na base anual) (Imagem: Instagram/ Petz)

Em meio a uma temporada de resultados fracos no varejo, impactado pela alta da inflação e dos juros, a Petz (PETZ3) arrancou elogios de analistas com os números do quarto trimestre divulgados na noite de quarta-feira (16).

Os especialistas dos bancos e corretoras chamaram a atenção para o crescimento do canal digital – cujas vendas subiram 54% na comparação anual, atingindo 31% do total – e para a forte expansão da companhia, que abriu 15 lojas só no quarto trimestre.

O resultado da varejista do segmento de pet contrasta com o de gigantes do setor que atuam em várias frentes e tinham uma forte base de comparação com períodos anteriores recentes.

Para o Bank of America (BofA), a inflação pode ter um efeito positivo sobre a Petz, na medida em que impulsiona uma consolidação do segmento, que é muito fragmentado. Ou seja, a pressão dos preços fragilizaria empresas menores.

O banco também disse ver um efeito catalisador para alternativas de alimentos de marca própria mais saudáveis, mais acessíveis e com margens mais altas.

A dinâmica seria uma oportunidade de crescimento para a Petz, diz trecho de relatório assinado por Robert Aguilar, Melissa Byun, Vinicius Pretto e Guilherme Vilela.

Tese da Petz reforçada

Segundo o BTG Pactual, o balanço do quarto trimestre reforça a visão positiva que o banco tem para a empresa, em uma tese baseada em exposição a um mercado grande e fragmentado para produtos e serviços pet, oferta de uma solução one-stop-shop e plataforma omnichannel em expansão.

A Petz é uma das principais teses do banco para 2022, destaca o relatório assinado por Luiz Guanais, Gabriel Disselli, Victor Rogatis e Luiz Temporini.

O BTG, no entanto, lembra que a empresa foi ajudada no quarto trimestre por oportunidades de ressarcimento tributário (relativa ao ICMSST).

A vantagem deve ser recorrente a partir de agora, com os produtos transferidos/vendidos do centro de distribuição (CD) de São Paulo para lojas/clientes de outros estados – gerando uma economia de R$ 19 milhões no ano fiscal de 2021, destaca o banco.

4T21

A Petz teve um Ebitda (ex-IFRS16) de R$ 65 milhões (crescimento de 39% a/a), com margem (ex-IFRS16) de 9,4% (+50 bps a/a).

Com a maior participação do e-commerce nas vendas totais, a expansão nacional da Petz e a inflação mais forte, as despesas com vendas (como % das vendas brutas) aumentaram 30bps na base anual.

As despesas gerais e administrativas ficaram estáveis, enquanto o lucro líquido (ex-IFRS16) atingiu R$ 32 milhões (vs. R$ 27 milhões no 4T20).

Para o Bradesco BBI, o balanço do quarto trimestre reforça a resiliência dos negócios da Petz. “A empresa observa que o digital continua a ter um desempenho acima das expectativas, e também destacamos que 84% dos pedidos digitais estão sendo atendidos em um dia útil”.

Os números são mais uma evidência da força da oferta digital da empresa – o que, na avaliação do Bradesco BBI, é fundamental para a capacidade da empresa de se defender da concorrência do comércio eletrônico especializado e generalista.

“Continuamos otimistas com a oportunidade de crescimento na Petz e acreditamos que 2022 será um marco importante, com aceleração da expansão (50 novas lojas planejadas, vs. 37 em 2021), integração da Zee.Dog e aceleração das operações de outras aquisições”, diz trecho do relatório assinado por Richard Cathcart e Flávia Meireles.

Potencial das ações

Segundo os analistas do Bradesco BBI, as ações são negociadas com um forte P/L 2022 de cerca de 58x, mas o múltiplo chega a 42x para 2023, como resultado do alto crescimento.

Veja o preço-alvo para a Petz, ação que era negociada na faixa de R$ 18 nesta quinta, em alta de 0,7%:

  • BofA: R$ 25, compra;
  • BTG: R$ 26, compra;
  • Bradesco BBI: R$ 25, compra.

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Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
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