CryptoTimes

QR Asset e bolsa brasileira lançam curso sobre como investir em criptomoedas

08 set 2021, 10:00 - atualizado em 11 set 2021, 12:32
Que tal aprender sobre o mercado de criptomoedas de graça? QR Capital e B3 anunciam curso on-line e gratuito para novos investidores (Imagem: Unsplash/executium)

A QR Asset Management, gestora de recursos da holding QR Capital, lança, em parceria com a B3, o primeiro curso sobre criptoativos da bolsa brasileira.

Em pré-lançamento nesta quarta-feira (8), o curso “Como investir em cripto na bolsa” será gratuito e 100% on-line. O objetivo é educar investidores sobre essa nova classe de ativos para que naveguem pelo mercado cripto sem correr altos riscos.

As inscrições começam na próxima segunda-feira (13) e é preciso fazer uma reserva de vaga no site. Após a finalização do curso, haverá um certificado de conclusão assinado pela B3, de acordo com um comunicado de imprensa compartilhado com o Crypto Times.

Alexandre Ludolf, diretor de investimentos da QR Asset, ressalta a importância da educação financeira, principalmente sobre uma classe de ativos emergente, que tem atraído muitos investidores por conta da tecnologia disruptiva e dos projetos com potencial revolucionário: 

Oferecer um curso de investimento em criptoativos da QR Asset, com o endosso da B3, é uma oportunidade de fortalecer o mercado como um todo.

É importante dizer que buscamos cumprir um papel fundamental do setor, que é o de educar o investidor para que este possa ter a autonomia de estruturar sua carteira e tomar decisões.

O objetivo é informar o investidor de que existem formas seguras, reguladas e muito simples para investir nessa classe de ativos.

Também tivemos a preocupação de ensinar os meios de se blindar de fraudes, esquemas de pirâmide e vários outros ‘cantos da sereia’ que permeiam o mercado não regulado.

Você tem receio de investir em criptomoedas? Não sabe como esse mercado funciona? Que tal aprender com o curso gratuito da QR Asset em parceria com a B3? (Imagem: Unsplash/executium)

O conteúdo das aulas é didático e leva em consideração a amplitude de perfis de investidores e faixas etárias: investidores pessoas físicas de meia idade, jovens que acabaram de começar e investidores qualificados, institucionais, consultores financeiros e analistas. 

O curso será dividido em três módulos e terá oito aulas com profissionais e especialistas do mercado de criptoativos, abordando temas que vão desde uma explicação básica do que é bitcoin (BTC) até como identificar e evitar riscos.

Os professores são: Fernando Ulrich, sócio da Liberta Investimentos; Fernando Carvalho, CEO da holding QR Capital; Alexandre Ludolf, diretor de investimentos da QR Asset Management; Rafael Izidoro, CEO da Rispar; e Marcelo Carmo, diretor de negócios da QR Asset Management. 

QR Asset e B3 acreditam que esse curso é importante e necessário por conta dos acontecimentos recentes, tanto do mercado financeiro como da indústria de criptoativos e seus desdobramentos. De acordo com Christianne Bariquelli, superintendente de Educação da B3:

A B3 está constantemente preocupada em oferecer, através da B3 Educação, insumos para que os investidores se sintam mais confiantes na hora da tomada de decisão.

Investimentos atrelados ao mercado de criptoativos são recentes no Brasil e requerem entendimento por parte dos investidores.

Acreditamos que esse curso da QR Asset, com apoio da B3, será, para os investidores, uma interessante fonte de conhecimento sobre o assunto, trazendo mais informações relevantes sobre as características desse tipo de investimento.

O lançamento de cinco fundos de índice (ETFs) de criptoativos regulados na B3 em um período de cinco meses — HASH11QBTC11QETH11BITH11 e ETHE11 — é um grande marco do mercado cripto brasileira.

Além disso, 2021 está marcado pela crescente oferta e demanda de diversos tipos de ETFs, o que levou a B3 a lançar um site educativo voltado apenas para este tipo de investimento em parceria com algumas gestoras, incluindo a QR Asset.

Também houve um aumento no número de CPFs cadastrados na B3, que chegou a 3,8 milhões no primeiro semestre de 2021 — resultando em um crescimento consideravelmente no acesso aos investimentos oferecidos no pregão.

As notícias recentes sobre esquemas e crimes envolvendo bitcoin podem reavivar as antigas descrenças sobre essa classe de ativos e, por isso, iniciativas educacionais sobre o assunto são fundamentais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conteúdo do curso

Lembre-se: o curso da QR começará na próxima segunda-feira (13), mas você já pode reservar sua vaga a partir de hoje (Imagem: QR Asset Management/Divulgação)

Módulo I: entendendo o bitcoin e criptoativos

Aula 1: como funciona o Bitcoin (Fernando Ulrich)

Na aula inaugural do curso, são apresentados os conceitos básicos do bitcoin e da tecnologia blockchain de um jeito simples e descomplicado. Também serão debatidos os riscos inerentes ao comprar um ativo digital.

Aula 2: cenário macroeconômico (Fernando Ulrich)

Você vai entender como o bitcoin ganhou força no atual cenário macroeconômico, por que grandes nomes do mercado financeiro começaram a adicionar um pouco de bitcoin em suas carteiras e como investidores institucionais obtêm exposição regulada, segura e transparente à criptomoeda.

Aula 3: bitcoin vs. ouro (Fernando Ulrich)

Qual é a reserva de valor mais eficiente do mundo?

Você irá atender o nível de avanço na adesão do bitcoin, entender os riscos de investir na fronteira de inovação da tecnologia financeira e analisar a opinião de grandes especialistas do mercado para entender se o criptoativo pode ser considerado um “ouro digital”.

Módulo II: Mitos e verdades sobre os criptoativos

No segundo módulo, especialistas exploram questões de escalabilidade da rede bitcoin, as formas de obter consenso em uma rede blockchain e o estigma do setor ao ser associado com crimes cibernéticos, mostrando como a rede bitcoin lida com segurança (Imagem: Unsplash/executium)

Aula 4: bitcoin como meio de pagamento (Fernando Ulrich)

Explorando os mitos e verdades sobre os criptoativos, o Módulo II começa com uma aula sobre o bitcoin como meio de pagamento. Você entenderá como a transação do criptoativo é muito segura e verificável.

Além disso, você irá aprender a não cair em golpes que solicitam sua chave privada, como adotar boas práticas de segurança e como armazenar seu patrimônio da forma mais segura possível. 

Aula 5: “Proof of Work” vs. “Proof of Stake” (Fernando Ulrich e Marcelo Carmo, CFA)

Qual é a melhor forma de obter consenso em um blockchain? Você irá entender como funcionam os mecanismos de verificação dos blockchains Bitcoin e Ethereum. É verdade que o bitcoin é um ativo antiESG? Ether (ETH) pode ser considerado um ativo limpo? 

Aula 6: crimes cibernéticos e pirâmides (Fernando Ulrich e Rafael Izidoro)

Frequentemente associados a crimes cibernéticos, criptoativos sofrem com um estigma negativo na sociedade.

Você irá entender como a rede Bitcoin lida com segurança, pune criminosos e como instituições vem adotando melhores práticas do mercado para custodiar seus bitcoins de forma segura. 

Módulo III: Investindo em cripto na bolsa

Aula 7: vantagens do investimento em ETFs (Fernando Carvalho)

Autonomia na diversificação, liquidez ampla e segurança garantida. Você irá entender as razões que justificam a estratégia de ETFs Monoativos, como o QBTC11, o primeiro ETF com 100% de exposição ao bitcoin da América Latina, e o QETH11, o primeiro ETF de ether do Brasil.

Aula 8: como investir e operar criptoativos na bolsa de valores (B3) (Alexandre Ludolf)

Sempre quis investir em criptoativos e nunca soube como? Você entenderá, com detalhes, como se expor ao bitcoin e ao ether na bolsa de valores através da sua corretora favorita.

Você também irá compreender os fatores de risco que acompanham esse tipo de investimento e como realizar pequenas adições de ativos digitais em sua carteira.

Confira o teaser sobre o curso “Como investir em cripto na bolsa”:

Tradutora de conteúdos sobre criptomoedas
redacaocryptotimes@moneytimes.com.br
daniela.nascimento@moneytimes.com.br
redacaocryptotimes@moneytimes.com.br