Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Rede de armazenamento Filecoin é finalmente lançada nesta quinta-feira

15/10/2020 - 13:12
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Seu dispositivo te notifica que a memória está cheia, mas você não tem para onde transferir seus arquivos? Filecoin deseja solucionar esse problema com sua rede descentralizada (Imagem: Filecoin)

O projeto descentralizado de armazenamento de informações Filecoin finalmente lançou sua rede principal na altura do bloco 148.888.

O lançamento acontece três anos após a oferta inicial de moeda (ICO) da Filecoin, que arrecadou mais de US$ 205 milhões em 2017 e foi uma das maiores vendas de tokens naquele ano.

O processo até o lançamento da Filecoin foi marcado por diversos atrasos e uma recente revolta dos investidores contra Protocol Labs, a empresa-mãe da rede.

A plataforma, criada no protocolo InterPlanetary File Sistem (IPFS), permite que usuários comprem e vendam armazenamento não utilizado usando o token nativo da plataforma, FIL.

Usuários da Filecoin poderão contratar mineradores que irão armazenar ou distribuir dados e mineradores poderão ganhar recompensas por completar suas solicitações.

No fim de setembro, a equipe da Filecoin anunciou seu plano de múltiplas etapas para lançar a rede principal, começando com uma fase “pré-decolagem”, para dar tempo aos usuários de configurarem e prepararem seus sistemas.

A plataforma também hospedou uma competição incentivada na rede de testes, chamada Space Race, em que mais de 500 mineradores integraram mais de 325 pebibytes (PiB) de capacidade de armazenamento.

A equipe afirma que é o equivalente a ter “espaço suficiente para 90 milhões de filmes em resolução 1080p, 1,4 mil cópias completas da Wikipédia ou sete vezes os trabalhos escritos pela humanidade (em todas as línguas), desde o início de registros históricos até hoje”.

No total, existem mais de 500 PiB de armazenamento verificado já disponíveis para que clientes utilizem, segundo Ian Darrow, diretor de operações da Filecoin.

Gemini e Kraken anunciam suporte ao token da Filecoin

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 15/10/2020 - 13:12