Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Senado escolhe Antonio Anastasia para vaga no TCU

14/12/2021 - 21:30
Antonio Anastasia
O TCU, que é uma corte de contas e auxilia os trabalhos do Congresso, é importante por julgar, por exemplo, contas dos presidentes da República e políticas do governo (Imagem: Reuters/Ueslei Marcelino)

O plenário do Senado elegeu nesta terça-feira o senador Antonio Anastasia (PSD-MG) como indicado para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Escolhido por 52 votos de seus pares, Anastasia disputava o posto com o líder do governo na Casa, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), que obteve 7 votos, e com a senadora Kátia Abreu (PP-TO), que ficou com 19 votos.

Apoiada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a eleição de Anastasia para o TCU expõe a fragilidade da base governista na Casa.

Por tradição, senadores indicam um nome para o TCU por acordo.

Esse, no entanto, não foi o cenário dessa vez, e os três parlamentares disputaram votos para a vaga a ser aberta com a saída do ministro Raimundo Carreiro, que deixará o posto para assumir o cargo de embaixador do Brasil em Portugal.

Antes da votação, os três senadores passaram por sabatina na Comissão e Assuntos Econômicos (CAE).

O TCU, que é uma corte de contas e auxilia os trabalhos do Congresso, é importante por julgar, por exemplo, contas dos presidentes da República e políticas do governo, como no caso do desempenho do Executivo no enfrentamento à pandemia.

Última atualização por André Luiz - 14/12/2021 - 21:30

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto