Tempestade perfeita na logística marítima já se espalha para vários setores do comércio global

Giovanni Lorenzon
25/08/2021 - 16:29
Contêineres
Oferta mais reduzida de contêineres dificulta tráfego global de mercadorias (Imagem: REUTERS/Aly Song/File Photo)

Os problemas com a logística marítima se multiplicam e geram dificuldades para setores exportadores como café, carnes e frutas, outros produtos semiprocessados ou que dependam de câmaras frias. Da falta de meios a preços explosivos dos fretes, o modal global está sob tempestade perfeita.

A Abic já identificou que a queda das exportações de café solúvel tem uma parte dedicada ao problema da falta de contêineres.

A consultoria Agrifatto também atribui a isso parte do crescimento menos vigoroso das exportações de carnes bovinas.

Exportadores de frutas igualmente se ressentem.

No geral, segundo dados da Bloomberg, atualmente a taxa de locação de um contêiner está 200% mais alta que no mesmo período de 2020, lembrando que no início da pandemia o problema também havia se manifestado.

Só que, hoje, além de uma demanda muito grande, especialmente pelos Estados Unidos, há também problemas com menor número de embarcações porta-contêiner, navios em quarentena pela covid e crises portuárias, além ainda de não ter havido acomodamento do cenário desde que o Ever Green atolou no Cana de Suez em março.

Portanto, os fretes também explodiram.

Última atualização por Giovanni Lorenzon - 25/08/2021 - 16:35

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto