CryptoTimes

Terra (LUNA): Coreia do Sul impede que desenvolvedores da rede deixem o país

20 jun 2022, 11:44 - atualizado em 20 jun 2022, 11:44
Terra LUNA
A companhia por trás de Terra e o CEO, Do Kwon, já são alvo de outras investigações. (Imagem: YouTube/Terra)

Promotores de justiça na Coreia do Sul impediram desenvolvedores e antigos desenvolvedores da rede Terra (LUNA) de deixar o país, conforme as investigações sobre o colapso do projeto continuam.

Segundo o jornal local JTBC News, a Equipe de Investigação Conjunta de Crimes Financeiros e de Valores Mobiliários disse que o embargo de viagens é para impedir que pessoas de interesse no caso deixem o país.

A decisão também pode ser em preparação para ações investigativas adicionais, como busca e apreensão, bem como intimações para outras pessoas envolvidas.

Um ex-desenvolvedor de Terra, Daniel Hong, disse no Twitter que desenvolvedores, assim como ele, não foram notificados do embargo de viagens. “Para ser sincero, pessoas sendo tratadas como criminosos em potencial desse modo é absolutamente revoltante e inaceitável”, disse ele.

A companhia por trás de Terra, Terraform Labs, e o CEO e criador da rede, Do Kwon, já são alvos de diversas investigações e processos em andamento em diferentes jurisdições, tanto na Coreia do Sul quanto no exterior.

Essas questões regulatórias são derivadas da implosão das criptomoedas de Terra, LUNA e a stablecoin TerraUSD (UST), no início de maio.

Terraform Labs também está sendo investigada por uma possível evasão fiscal de US$ 78 milhões na Coreia do Sul. Do Kwon respondeu anteriormente que a companhia não tem dependências fiscais significativas no país.

Orlando Telles: O novo plano da rede Terra (LUNA)
poderá de fato funcionar?

Terra pode ser investigada nos Estados Unidos

No início deste mês, Terraform Labs perdeu para a Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos Estados Unidos (SEC, a CVM americana) no tribunal sobre Mirror Protocol.

No dia 9 de junho, o Segundo Circuito de Cortes rejeitou a apelação de Terraform Labs contra a SEC.

A derrota da empresa por trás de Terra para a reguladora americana abre portas para ramificações a outras ações legais de autoridades dos Estados Unidos e para ações coletivas de cidadãos, inclusive sobre as criptomoedas de Terra.

Também no início do mês, JBTC News informou que a SEC estava investigando alguns dos líderes de UST, bem como a suspeita de lavagem de dinheiro por Do Kwon.

Citando uma fonte anônima, Matt Robinson, da Bloomberg, também escreveu que a SEC iniciou uma investigação sobre a implosão da stablecoin UST.

“Não vejo como a SEC ou CFTC poderiam não investigar as cinzas de UST e LUNA, bem como de outras stablecoins e seus emissores”, escreveu o ex-SEC, o advogado Philip Moustakis. “Na verdade, esperaria alguma coordenação entre as agências nesse sentido”.

Siga o Crypto Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas, analistas e leitores do Crypto Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no mundo cripto. Siga agora a página do Crypto Times no Facebook!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.