Coluna
Opinião

Tesla pode registrar primeira queda trimestral nas vendas em 7 anos

24 out 2019, 7:26 - atualizado em 24 out 2019, 7:52
No início deste mês, a Tesla  divulgou que havia feito uma entrega recorde de 97.000 unidades no terceiro trimestre (Imagem: Pixabay)

Por Haris Anwar/Investing.com

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Tesla (TSLA) está enfrentando uma dura batalha para tentar afastar a negatividade que tem afetado suas ações há meses e colocado em dúvida seu futuro, que parecia promissor. Quando a fabricante de carros elétricos divulgar seus resultados para o terceiro trimestre hoje, deverá provar que está ganhando essa batalha.

O maior desafio do ambicioso e controverso CEO da companhia, Elon Musk, é mostrar que a empresa pode obter lucros sustentáveis quando as vendas de carros melhorarem.

No início deste mês, a Tesla (TSLA) divulgou que havia feito uma entrega recorde de 97.000 unidades no terceiro trimestre, incluindo 79.600 sedãs Model 3, além de 17.400 unidades do Model S e Model X, modelos mais caros. O anúncio da companhia não mencionou se ela ainda espera entregar de 360.000 a 400.000 veículos previstos neste ano. Ela precisará vender mais 105.000 carros nos últimos três meses do ano para atingir a faixa inferior dessa previsão.

Mas o bom relatório de entregas de outubro também contém más notícias veladas. Muitos analistas acreditam que o aumento das vendas do Model 3, modelo mais barato, provavelmente tenha prejudicado as receitas no terceiro trimestre, fazendo com que o objetivo de Musk de atingir a lucratividade fique cada vez mais distante. Os sedãs Model 3, que partem de US$ 38.990 nos EUA, custam menos da metade dos modelos de entrada do Model S ou X.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ações sob pressão

Essas preocupações mantiveram as ações da Tesla (TSLA) sob pressão ao longo de todo o ano. Elas se desvalorizaram cerca de 25% no ano, para US$ 255,58 no fechamento de ontem, mas recuperaram quase metade das perdas desde junho, quando eram negociadas a um valor 46% mais baixo.

Tesla
Tesla

Se a previsão consensual dos analistas se mostrar correta, a Tesla (TSLA) registrará o terceiro trimestre seguido de prejuízos hoje, ao passo que as vendas podem cair para US$ 6,47 bilhões em comparação com o mesmo período do ano passado, quando a empresa apurou uma receita de US$ 6,8 bilhões.

Os analistas do Credit Suisse e RBC Capital Markets estão entre os que preveem que a Tesla apresentará uma queda nas receitas no terceiro trimestre em relação ao ano passado. Se isso acontecer, será a primeira vez desde 2012, ano em que o Model S começou a ser produzido.

O detalhe mais importante no balanço da fabricante de automóveis, em nossa visão, será a informação sobre seu ímpeto de conter os custos. No curto prazo, esse é um dos fatores mais importantes que podem melhorar o faturamento e manter mais recursos nos cofres da Tesla (TSLA) para ajudá-la a se expandir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conclusão

As ações da Tesla (TSLA) oferecem um bom exemplo de investimento em que você precisa decidir entre crescimento e fluxos de caixa. A missão de Elon Musk de produzir carros elétricos econômicos é um objetivo admirável e notável, mas não está claro quanto tempo levará para a empresa se tornar lucrativa e recompensar seus investidores.

A elevada avaliação de mercado da Tesla (TSLA) em comparação com outras fabricantes de automóveis só se justifica se Musk conseguir mostrar que a companhia é capaz de entregar mais carros e fazer mais dinheiro. Em razão dessas persistentes preocupações, ainda não estamos prontos para mudar nossa visão negativa sobre a Tesla, apesar da surpresa positiva com as entregas neste mês.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar