Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Vale espera enviar mais minério de ferro à China em 2020, diz associação local

02/06/2020 - 8:29
Minério de ferro Mineração Commodities
Os estoques de minério de ferro em portos chineses caíram para 109,5 milhões de toneladas em 29 de maio, o menor nível desde novembro de 2016 (Imagem: Reuters/Muyu Xu)

A mineradora brasileira Vale (VALE3) espera ampliar os embarques de minério de ferro para a China em 2020 na comparação com 2019, devido à demanda em queda em outros países em meio a impactos da pandemia de coronavírus, disse a Associação de Ferro e Aço da China após uma teleconferência com a companhia.

A Vale, que embarcou 190 milhões de toneladas de minério de ferro e pelotas para a China em 2019, não forneceu maiores detalhes.

Enquanto siderúrgicas em outros países têm mantido altos-fornos inativos devido à demanda fraca, a produção de aço na China, maior produtora global, tem sido robusta, impulsionada por margens de lucro saudáveis e medidas de estímulo do governo.

Os estoques de minério de ferro em portos chineses caíram para 109,5 milhões de toneladas em 29 de maio, o menor nível desde novembro de 2016, segundo dados compilados pela consultoria SteelHome.

Relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento apontou que as importações de minério de ferro pela China em geral deverão crescer em 2020, embora tenha revisado a expansão prevista para 6%, de 19% antes do coronavírus.

Os preços spot do minério de ferro com 62% de teor, enquanto isso, saltaram ao maior nível em quase 10 meses, a 102,5 dólares por tonelada, em meio a preocupações com a oferta do Brasil e restrições na China associadas ao ambiente.

Vale VALE3
A mineradora brasileira manteve sua meta para o ano inalterada (Imagem: Reuters/Brendan McDermid)

A Vale disse que sua produção e suas operações não têm sido impactadas pela pandemia e que manteve sua meta para o ano inalterada, destacou a associação chinesa em comunicado em seu site.

O Brasil, segundo maior fornecedor de minério de ferro da China, registrou 526,4 mil casos confirmados de coronavírus e 29,9 mil mortes.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Lucas Simões - 02/06/2020 - 8:29