AgroTimes

Vietnã suspende vacina contra peste suína africana após morte de porcos

24 ago 2022, 14:31 - atualizado em 24 ago 2022, 14:31
Suínos Porcos Carnes Commodities Agronegócio
“Criamos um grupo de trabalho para viajar à província para investigar as mortes dos porcos”, disse uma autoridade do Ministério da Agricultura (Imagem: Unsplash/Kenneth Schipper Vera)

O Vietnã suspendeu temporariamente o uso de sua primeira vacina local contra a peste suína africana depois que dezenas de porcos inoculados com as vacinas morreram este mês, informou a mídia estatal na quarta-feira.

Os porcos estavam entre cerca de 600 suínos em várias fazendas na província central de Phu Yen que foram testados com a vacina NAVET-ASFVAC desenvolvida pela Navetco, uma empresa de propriedade do Ministério da Agricultura, informou o jornal Nhan Dan.

“Criamos um grupo de trabalho para viajar à província para investigar as mortes dos porcos”, disse uma autoridade do Ministério da Agricultura, que não quis ser identificada porque não está autorizada a falar com a mídia.

A Navetco não respondeu imediatamente a um pedido de comentário da Reuters.

A peste suína africana é inofensiva para os humanos, mas muitas vezes fatal para os suínos. Tem origem na África antes de se espalhar para a Europa e a Ásia e matou centenas de milhões de porcos.

Foi detectada pela primeira vez no Vietnã em 2019 e forçou o país a abater cerca de 20% de seu rebanho de suínos no ano seguinte.

Até agora neste ano, o surto se espalhou para 753 áreas em 47 províncias do Vietnã, levando ao abate de 36.500 porcos, segundo o Ministério da Agricultura.

O Vietnã anunciou em junho que havia desenvolvido com sucesso uma vacina para administrar a suínos para combater a peste suína africana, com o objetivo de se tornar o primeiro país a produzi-la comercialmente e exportá-la.

O Ministério da Agricultura destinou 600 mil doses da vacina para uso doméstico a partir de julho deste ano.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.