Warren e Gensler criticam Coinbase e a falha inclusão financeira das criptomoedas

14/09/2021 - 14:41
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Em abril, Coinbase, a maior corretora cripto dos EUA, havia aberto capital na Nasdaq. Agora, está em uma disputa para o lançamento de Lend, seu produto de alto rendimento com cripto (Imagem: Reuters/Shannon Stapleton)

Na semana passada, a queda no preço das criptomoedas e as falhas técnicas em corretoras ilustraram a necessidade de a Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos EUA (SEC) regular corretoras cripto, afirma a senadora Elizabeth Warren.

Na manhã desta terça-feira (14), Gary Gensler, presidente da SEC, discursou no Comitê Bancário do Senado Americano para dar seu testemunho sobre o trabalho da comissão.

Criptomoedas foram o assunto principal conforme Gensler antecipou o assunto com um irônico “agora, sobre as criptos…”.

Com foco em uma corretora cripto em particular, a senadora Warren criticou afirmações de que cripto ajuda na inclusão financeira:

Ouvimos muito sobre como cripto se trata de inclusão financeira. Quero testar com vocês se cripto é versão melhorada do sistema financeiro.

Fazendo referência à queda de mercado da semana passada, Warren afirmou: “em uma questão de horas, US$ 400 bilhões em valor de mercado sumiu”.

Ela mencionou um hipotético investidor de varejo que perdeu todo o seu dinheiro na terça-feira (7) após ter investido na noite de segunda-feira (6). Caso precisasse sacar seus ativos, esse investidor teria recorrido a corretoras como a Coinbase (COIN), que estavam temporariamente fora do ar.

Esse possível investidor, de acordo com Warren e Gensler, não teria recursos, pois não existe um regime regulatório federal para corretoras cripto.

Mencionaram especificamente a Coinbase e Gensler afirmou que a corretora não teve de se registrar como uma corretora de valores mobiliários, “mesmo que dezenas de tokens possam ser valores mobiliários”.

Em seguida, fazendo referência a plataformas como “corretoras DeFi”, Warren disse que, “na última terça-feira, a taxa de conversão entre dois tokens na rede Ethereum era superior a US$ 500”.

Na última terça-feira, a taxa de gás da rede Ethereum atingiu uma taxa média de “gás” de 213,99 gweis (cerca de 0,00000021399 ETH) (Imagem: EtherScan)

Gensler está centralizando o debate sobre o registro de corretoras de criptomoedas com a SEC. A Coinbase já informou ter um grande conflito com a SEC por conta de seu produto Lend, já que a comissão ameaçou processar a corretora por oferecer outro tipo de valor mobiliário não regulado.

Coinbase responde às “ameaças” da SEC
sobre seu produto de alto rendimento com cripto

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 14/09/2021 - 14:42

Cotações Crypto
Pela Web