CryptoTimes

Blockchain para empresas: especialista Artêmio Picanço explica como a tecnologia revoluciona negócios

01 jun 2022, 6:37 - atualizado em 01 jun 2022, 10:25
Artêmio Picanço
Advogado especializado em blockchain, Artêmio Picanço, explica o porquê as grandes companhias estão aderindo à tecnologia. Saiba mais. (Imagem: Divulgação)

Ainda bastante associada ao universo das criptomoedas, como o bitcoin, a tecnologia blockchain está ganhando terreno em outras áreas, sobretudo no campo dos negócios.

De acordo com o Business Insider, várias das maiores empresas do mundo incorporaram o sistema às suas redes de dados, como Amazon (AMZN), Microsoft (MSFT), Baidu (BIDU34), Samsung e Tencent. Até a Organização as Nações Unidas (ONU) já se rendeu ao blockchain.

Mas, afinal, do que se trata esta ferramenta?

“Blockchain é uma tecnologia de banco de dados cujo diferencial diz respeito à forma como armazena, verifica e compartilha informações no ambiente digital”, explica Artêmio Picanço, advogado especializado em blockchain e combate a golpes digitais.

A tecnologia entrou em cena em 2009, quando do lançamento do bitcoin. À época, o sistema era usado para mover um criptoativo de um ponto a outro (de um vendedor para um comprador, por exemplo), com a intenção de tornar as transações tão simples quanto o envio de um e-mail.

Contudo, nos últimos anos, plataformas corporativas completas passaram a ser desenvolvidas com blockchain programável.

“As empresas se deram conta de que o blockchain aumenta a confiabilidade do negócio, fortalecendo a privacidade, a segurança e a integridade dos dados obtidos”, salienta Picanço.

“Além disso, redes com este sistema são capazes de reduzir custos de TI e ampliar os canais B2B e B2C”, complementa o especialista.

Desse modo, as grandes companhias já estão utilizando a tecnologia como forma de acelerar negócios, aumentar a eficiência dos procedimentos internos e reduzir custos.

O blockchain, inclusive, tem uma vantagem significativa em relação aos bancos de dados tradicionais: a possibilidade de armazenar, vincular e proteger dados por criptografia.

“Hoje em dia, é quase impossível hackear um sistema blockchain para captura ou alteração de dados”, destaca Picanço.

“Como o sistema remove intermediários, automatizando processos de toda a cadeia de dados, tem um potencial enorme para impulsionar o comércio eletrônico e o setor financeiro. Por isso, daqui para frente, investir em blockchain será uma decisão estratégica por motivos competitivos”, sinaliza o especialista.

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Repórter
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
Linkedin Instagram Site
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
Linkedin Instagram Site
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.