Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Brasil tem 97 mil unidades residenciais lançadas em 2018; menor nível em 5 anos

26/12/2018 - 15:41

Segundo pesquisa realizada pelo Grupo ZAP, 97 mil unidades residenciais, tanto verticais quanto horizontais, foram lançadas no Brasil entre janeiro e setembro de 2018. Divididas em 683 empreendimentos, somam mais de R$ 32 bilhões.

No entanto, os números registrados são os menores dos últimos cinco anos, reflexo da crise econômica no país. Sergio Castelani, economista do Grupo ZAP, diz que é hora de se atentar ao setor, que possui uma grande margem ainda não explorada para crescimento. “Entendemos que esse cenário com números menores de lançamentos é relevante, mas, quando visto o histórico, compreendemos que o mercado possui uma margem não sendo utilizada. Por isso, acreditamos que os próximos anos serão positivos para o mercado”.

Ranking

A região metropolitana de São Paulo ocupa o primeiro lugar quando o assunto é mercado imobiliário. Foram 235 empreendimentos lançados no local em 2018 contra os 42 da segunda colocada, a região metropolitana de Belo Horizonte. As de Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e Recife apresentaram, respectivamente, 41, 33, 25 e 17 novos empreendimentos.

De acordo com Castellani, já é possível perceber que os investimentos imobiliários estão indo para os grandes centros urbanos. “As zonas de interesse para o mercado agora extrapolam as capitais, mesmo que elas ainda sejam detentoras de grande parte dos investimentos”, afirma o economista. “As empresas buscam alternativas e as regiões metropolitanas estão caminhando para esse protagonismo também”.

Nos últimos cinco anos, a área útil dos imóveis vem sofrendo um estreitamento. Na região metropolitana de São Paulo, o espaço corresponde a 57 m² – em 2013, correspondia a 63 m². Rio de Janeiro caiu para 64 m², enquanto Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife diminuíram para 49 m², 67 m² e 49 m², respectivamente. Curitiba foi a única a apresentar expansão, indo de 61 m² para 69 m².

Os imóveis com dois e três dormitórios foram os mais populares de 2018 em todo o Brasil. Em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, por outro lado, apresentam liderança dos imóveis sem vagas ou com apenas uma vaga.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , ,

Última atualização por Gustavo Kahil - 26/12/2018 - 15:41

Cotações Crypto
Pela Web