Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Chainlink 2.0 e a grande adesão de contratos autônomos híbridos

17/04/2021 - 11:00
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
A equipe da Chainlink foi pioneira na criação do conceito de uma rede descentralizada e única de oráculos. São usadas como uma forma de oferecer dados externos a um contrato autônomo baseado em blockchain (Imagem: Chainlink)

A Chainlink (LINK) publicou um novo whitepaper chamado “Chainlink 2.0: os Próximos Passos na Evolução de Redes Descentralizadas de Oráculos”. O novo whitepaper destaca uma visão ambiciosa para o futuro dos contratos autônomos.

O documento afirma que “Redes Descentralizadas de Oráculos irão criar uma metacamada descentralizada que reforça contratos autônomos com formas de computação “off-chain” [fora do blockchain] altamente escaláveis, confidenciais e seguras, além de feeds externos de dados que a Chainlink hoje alimenta”.

O whitepaper Chainlink 2.0 possui mais de cem páginas e representa um ano de trabalho da equipe Chainlink. Foi escrito por uma equipe de pesquisadores acadêmicos das áreas de Ciência da Computação, Segurança, Criptografia, Sistemas Distribuídos, Teoria dos Jogos e Matemática.

A equipe é liderada pelo cientista-chefe do Chainlink Labs Ari Juels, com contribuições de Lorenz Breidenbach, Christian Cachin, Benedict Chan, Alex Coventry, Steve Ellis, Farinaz Koushanfar, Andrew Miller, Brendan Magauran, Daniel Moroz, Sergey Nazarov, Alexandru Topliceanu, Florian Tramèr e Fan Zhang.

Abrão Filho aumenta 135% sua receita em 2021

O documento destaca uma nova arquitetura para a criação de contratos autônomos híbridos, onde Redes Descentralizadas de Oráculos (DONs) oferecem todas as funcionalidades que blockchains não podem, atuando como uma camada computacional fora do blockchain que está ancorada a blockchains por questões de segurança enquanto operam com a riqueza de recursos e escalabilidade de sistemas fora do blockchain.

A nova camada fornece um conjunto de produtos dos Serviços Descentralizados da Chainlink alimentam uma variedade de aplicações de contratos autônomos seguros, capazes de fornecer suporte a uma gama de casos de uso mais ampla do que atualmente.

1
Computação segura off-chain alimentada pelas Redes Descentralizadas de Oráculos da Chainlink (Imagem: Chainlink)

Soluções de oráculos descentralizados de última geração

A equipe da Chainlink foi pioneira na criação do conceito de uma rede descentralizada e única de oráculos. São usadas como uma forma de oferecer dados externos a um contrato autônomo baseado em blockchain.

Nos últimos três anos, a Chainlink evoluiu e se tornou a solução de oráculos descentralizados mais utilizada. Seus oráculos são utilizados pelo ecossistema de contratos autônomos, incluindo nos setores de finanças descentralizadas (DeFi), seguros, jogos e tokens não fungíveis (NFTs).

Como consequência, a Chainlink assegura bilhões de valor em blockchain.

Chainlink 2.0 representa um novo modelo da interoperabilidade múltipla de Redes Descentralizadas de Oráculos (DONs).

O whitepaper afirma que “consistem em uma coleção de nós que podem transferir dados de forma bidirecional e realizar computação descentralizada off-chain usando diversos protocolos de consenso. Parecida com a tecnologia de segunda camada, DONs da Chainlink são ancoradas a blockchains existentes a fim de sincronizar periodicamente os dados obtidos e mudanças de estado computadas off-chain, bem como estabelecer proteções que garantem as informações corretas de oráculos e arbitram disputas de oráculos off-chain”.

2
Serviços descentralizados da Chainlink (Imagem: Chainlink)

Chainlink afirma que essa evolução na computação off-chain permite que DONs forneçam uma entrada de acesso universal para que contratos autônomos não apenas acessem recursos off-chain, como também um ambiente computacional off-chain para a execução de códigos que ou pode ser realizada no blockchain ou não é viável de ser realizada on-chain (no blockchain).

A rede Chainlink atua como uma solução completa, segura e flexível para a criação de contratos autônomos híbridos que operam tanto dentro como fora do blockchain sem comprometer a descentralização ou acessibilidade.

Chainlink afirma que aplicações descentralizadas terão ganhos significativos na escalabilidade e confidencialidade com contratos autônomos, permitindo uma adesão mais rápida do uso de contratos autônomos.

Novos casos de uso

Chainlink afirma que avanços possíveis com suas redes descentralizadas de oráculos irão desbloquear casos de uso de contratos autônomos de última geração. Os serviços de oráculo que a Chainlink Network fornece hoje serão melhorados por meio dos seguintes avanços.

contratos autônomos híbridos: são perfeitamente conectados a todos os recursos necessários fora do blockchain enquanto mantêm níveis crescentes de privacidade e são assegurados pelo blockchain ou solução de segunda camada de sua escolha.

feeds de dados da Chainlink: fornecem atualizações de alta frequência, consultas que preservam a privacidade e entrega multiblockchains, em que todas diminuem custos e alimentam aplicações DeFi, como protocolos de derivativos de alta alavancagem e soluções empresariais com uma fonte ainda mais segura e confiável de dados externos. Feeds de Dados da Chainlink já estão se tornando cada vez mais escaláveis com recursos off-chain (OCR).

Função de Aleatoriedade Verificável (VRF) da Chainlink: fornece uma manutenção automática, descentralizada e altamente confiável de funções fundamentais de contratos autônomos, como a coleta de rendimentos e iniciação de liquidações, atualmente sendo melhorados para a produção e testagem por grandes projetos.

Serviços de Sequenciamento Justo (FSS) da Chainlink: usam DONs para organizar transações de usuários em um blockchain em uma tentativa de mitigar ataques de front-running, back-running e outros, bem como outros tipos de transação como a transmissão de informações de oráculos causadas pelo valor removível por mineração (MEV).

Identidade descentralizada da Chainlink: onde protocolos de oráculos que preservam a privacidade interoperam com sistemas existentes de uma maneira compatível e inversa para apresentar novos casos de uso, como a concessão de crédito no blockchain.

Chainlink afirma que sua missão para a rede Chainlink 2.0 serão implementados de forma gradual com novos serviços descentralizados sendo lançados paralelamente, então pesquisadores podem analisar formalmente a segurança de suas novas funcionalidades de oráculo antes do lançamento.

Confira, abaixo, o whitepaper da Chainlink 2.0.:

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 15/04/2021 - 15:52

Pela Web