Confira o desempenho do mercado cripto nesta segunda-feira

29/03/2021 - 10:20
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Confira um resumo semanal sobre notícias relevantes relacionadas a cripto: esta semana, indicadores técnicos mostram que o ciclo do bitcoin está esfriando, apesar de aspectos fundamentais positivos, como Fidelity notificando a SEC de sua intenção de lançar um ETF de bitcoin e a taxa de hashes da rede ter atingido recorde (Imagem: Unsplash/executium)

Mercados de criptoativos recuaram e se consolidaram na última semana, esfriando após um período de aumentos positivos de preço na primeira metade de março, conforme investidores tomaram uma abordagem “aguarde para ver”, após um período extenso de forte volatilidade.

O preço do bitcoin (BTC) terminou a semana em queda de 4%, conforme o preço do ether (ETH) caiu 6% e o da binance coin (BNB) subiu 1%.

Anúncios positivos e fundamentais no fim da semana falharam em movimentar o preço, incluindo a notícia de que a gigante empresa de serviços financeiros Fidelity enviou uma solicitação à Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos EUA (SEC) para lançar um fundo negociado em bolsa (ETF) de bitcoin.

Dados do mercado de futuros de bitcoin mostram uma queda no total agregado de contratos abertos desde um auge em 14 de março.

Os volumes totais negociados de futuros de bitcoin também esfriou, caindo levemente em março e abril de 2020 após subirem agressivamente a cada mês entre setembro de 2020 e fevereiro de 2021 — um período de cinco meses em que o volume negociado de futuros subiu 541%.

Opções de bitcoin seguiram uma trajetória similar. Após cresceram significativamente pela segunda metade de 2020, o volume se estabilizou e o crescimento ficou estático nos últimos dois meses.

Outro sinal que o mercado pode ter se superado são sinais enviados pelas taxas de financiamento de bitcoin. A taxa de financiamento para swaps perpétuos dispararam em 16 de março após terem subido de forma estável desde o início de fevereiro.

Uma alta taxa positiva de financiamento sugere que há um excesso de compras alavancadas no mercado e compras são uma negociação lotada. Desde que o auge foi atingido, a taxa de financiamento caiu 10% nas plataformas de swaps perpétuos de cripto mais populares.

Isso sugere que inúmeras compras ou foram liquidadas em 16 de março ou poucas ordens de compra estão sendo feitas porque investidores estão prudentes sobre a próxima movimentação de preço a curto prazo.

O Índice de Força Relativa (RSI) também sugere que o bitcoin está sobrecomprado e pronto para uma correção. RSI é um indicador de dinamismo com base em ganhos médios durante um período específico de tempo. Atualmente, o RSI mensal do bitcoin está abaixo de 90.

A regra geral é que um RSI acima de 70 indica que um ativo está próximo de uma correção. Entretanto, alguns afirmam que o bitcoin é um ativo especial e, segundo o analista PlanB, durante ciclos de alta anteriores, o preço do bitcoin continuou subindo apesar de o RSI ter atingido 95.

O que vem por aí esta semana?

31 de março: geração de blocos descentralizados na Cardano

Nesta quarta-feira, Cardano (ADA) irá atingir um marco pré-definido, em que a porcentagem de transações blockchain do conjunto original de nós gênese federados atinja 0. Isso significa que a responsabilidade de geração de blocos será completamente descentralizada.

A publicação que anuncia esse acontecimento afirma que após a produção completamente descentralizada de blocos, as taxas da rede irão cair. O preço do ADA subiu 3.930% desde o último ano.

31 de março: lançamento do Ecomi (OMI) na Uniswap

A cingapurense ECOMI é uma empresa de tecnologia focada no setor de colecionáveis e desenvolve soluções de custódia para manter criptoativos seguros. Esta semana, seu token nativo OMI será lançado na Uniswap.

O preço do OMI subiu 1% na última semana e 330% no último mês, beneficiando-se da crescente popularidade dos colecionáveis digitais e dos tokens não fungíveis (NFTs).

Top 10 criptoativos da semana

Marcap-20210329

Foi uma semana mista para os dez principais ativos na tabela de capitalização de mercado da Brave New Coin (BNC). O token tetha (THETA) surgiu como um vencedor com ótimo desempenho na última semana, subindo 40%.

Agora, possui uma capitalização de mercado maior do que grandes tokens, como litecoin (LTC) e chainlink (LINK). A plataforma descentralizada de streaming de vídeos é apoiada por Steve Chen, cofundador do YouTube, e irá lançar a terceira versão de sua rede principal em três meses.

Gráfico de preço do bitcoin

BLX-24-7-30-90-1y-20210329

A negociação de bitcoin esteve instável na última semana. Após quase atingir US$ 57,5 mil na última terça-feira (23), uma queda no meio da semana fez o bitcoin terminar a semana no vermelho.

Embora o preço esteve inconsistente, métricas fundamentais continuaram positivas. Dados da Blockchain.com indicam que a taxa de hashes diária atingiu uma alta recorde de 166,72 milhões terahashes por segundo (TH/s) na última sexta-feira (26).

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 29/03/2021 - 10:20

Cotações Crypto
Pela Web