Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Confira o desempenho do mercado cripto nesta semana

05/10/2020 - 9:33
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Confira um resumo semanal sobre notícias relevantes relacionadas a cripto: na última semana, investidores fecharam suas posições na BitMEX após a prisão do fundador, mercados se recuperam após o anúncio de COVID de Trump e BNB teve um ótimo desempenho (Imagem: Pixabay/AgelessFinance)

Foi uma semana tranquila na ação de preço nos mercados cripto, conforme o preço do bitcoin (BTC) e do ether (ETH) caíram apenas 0,6% e 0,2%, respectivamente.

Nos mercados de altcoins (moedas alternativas ao bitcoin), diversos tokens de governança em plataformas de finanças descentralizadas (DeFi) tiveram altas quedas conforme o token Uniswap (UNI) caiu 22% e o token nativo do Yearn Finance (YFI) caiu 34%.

Bê-a-bá Cripto: o que são tokens?

No entanto, o mercado cripto como um todo caiu apenas 1% na última semana.

Mercados de bitcoin se recuperaram após uma queda de preço na última quinta-feira (1º) após a notícia de que autoridades americanas acusarem a corretora de derivativos cripto BitMEX e seus fundadores de permitirem negociação não registrada e violarem continuamente leis antilavagem de dinheiro.

Autoridades americanas acusam a corretora de criptoativos BitMEX, sediada em Hong Kong, e seus fundadores de permitir negociações não registradas e por violarem diversas leis antilavagem de dinheiro (Imagem: VCC Exchange)

O preço do bitcoin caiu para US$ 10,431 na última sexta-feira (2), mas terminou a semana em US$ 10,6 mil.

Cinco entidades e três indivíduos que gerenciam a corretora foram acusados de violar inúmeras regulações da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), incluindo a falha em implementar procedimentos antilavagem de dinheiro.

O cofundador Samuel Reed foi preso enquanto o CEO Arthur Hayes e o CTO Ben Delo ainda estão foragidos. A plataforma parece estar funcionando normalmente, em que solicitações de saque e depósito ainda estão sendo processadas.

Oito horas após o anúncio das acusações, posições abertas (que indicam o fluxo de capital dentro e fora de um mercado) na BitMEX caiu 16% e atingiu novas baixas de 45.112 BTC.

Além disso, 48,4 mil BTC — ou cerca de 25% do total de bitcoin detido pela corretora — foram retirados por investidores da BitMEX. Grande parte desses saques parecem ter sido movimentados para as corretoras Binance e Gemini.

Em uma declaração em seu site, BitMEX afirma que irá se defender contra acusações “de forma vigorosa” e as considera “opressivas”.

A saga BitMEX: autoridades americanas
acusam corretora de violar leis antilavagem de dinheiro

bitcoin trump eua sanção regulamentação proibição restrição sec governo cripto
O bitcoin demonstra uma crescente correlação com mercados acionários dos EUA em 2020 conforme notícias sobre a pandemia derrubam os preços e intervenções governamentais impulsionam ações (Imagem: Pixabay/cryptostock)

Outro fator das grandes liquidações foi o anúncio de que o presidente americano Donald Trump e a Primeira Dama testaram positivo para COVID-19.

A notícia viu o preço do bitcoin cair junto com o preço de mercados acionários americanos e europeus. O preço no Nasdaq Composite caíram 1% na sexta-feira (2) enquanto o 600 XXP do European STOXX caiu 0,6%.

Ouro, considerado como um investimento de refúgio durante épocas de incerteza econômica e política, aumentou 0,3%, tendo um melhor desempenho que outros mercados.

O bitcoin demonstra uma crescente correlação com mercados acionários dos EUA em 2020 conforme notícias sobre a pandemia derrubam os preços e intervenções governamentais impulsionam ações.

Em um vídeo no Twitter, o presidente Trump anunciou que ele está tendo “ótimos notícias” de seus médicos. Trump realizou uma conferência logo antes de o mercado de futuros Dow Jones abrir e os mercados responderam positivamente à notícia.

O que vem por aí esta semana?

REN e BAL são dois tokens DeFi de projetos promissores da indústria cripto; Coinbase Pro sempre aproveita e pega o “bonde” da liquidez fornecida por esses tokens (Imagem: Medium/Coinbase)

6 de outubro: listagem dos tokens REN e BAL

Dois tokens DeFi — BAL, que alimenta o formador automatizado de mercado (AMM, na sigla em inglês) Balancer, e REN, que alimenta o protocolo Ren, responsável pela transferência de tokens digitais entre blockchains — começarão a ser negociados na Coinbase Pro nesta terça-feira conforme condições de liquidez sejam atendidas. 

A negociação começará com os pares BAL/USD, BAL/BTC, REN/USD e REN/BTC e a corretora permitirá transferências de entrada nesta segunda-feira (5).

12 de outubro: lançamento de Zinken, rede final de testes da Ethereum 2.0

Após problemas na rede de testes Spadina, desenvolvedores da Ethereum irão realizar outro “ensaio geral” chamado Zinken antes da gênese da Ethereum 2.0.

O desenvolvedor Danny Ryan afirma que a rede de testes “visa principalmente um processo ameno de lançamento de clientes e poucas dores de cabeça para usuários”.

As redes de testes foram criadas para dar aos stakers da Ethereum um período experimental para praticar a migração da Ethereum para o contrato de depósitos da Ethereum 2.0, um passo fundamental para a nova rede.

Top 10 criptoativos da semana

O desempenho de preço para os dez criptoativos de grande capitalização na tabela da Brave New Coin foi bem mista na última semana. Binance Coin (BNB) teve um grande desempenho, subindo 10%.

O recente lançamento do Binance Smart Chain, usado para alimentar contratos autônomos e aplicações descentralizadas (dapps), além de alimentado pela BNB, acabou de apresentar um programa de recompensa para encorajar o desenvolvimento e a criação de dapps dentro de seu ecossistema.

Gráfico de preço do bitcoin

Mercados de bitcoin conseguiram se recuperar de uma baixa e terminaram a semana próximos de onde a começaram. Na semana passada, o número de endereços de bitcoin diferentes de zero (ou seja, que têm alguma quantia em bitcoin) atingiu uma nova alta.

O analista Willy Woo sugeriu que, embora métricas do blockchain sugiram que o bitcoin tenha novos investidores, “jogos ilimitados de investimento em plataformas de derivativos estão derrubando o preço”.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 05/10/2020 - 9:40