Das cordas, etanol e açúcar vão à lona com petróleo pré-Ucrânia e gasolina mais barata

Giovanni Lorenzon
05/07/2022 - 14:27
Adecoagro Cana-de-açúcar Sucroenergia
Mix industrial da cana de açúcar, em safra andando, perdem muito no :Brasil e NY (Imagem: Reprodução/Adecoagro)

Pior cenário para o etanol e o açúcar é o petróleo voltando quase à pré invasão da Ucrânia, formando dupla com o imposto estadual compulsoriamente menor para a gasolina.

A cotação de US$ 101 a caminho de fechar em Londres, nesta terça (5), deixando quase US$ 12 (-10,25%) pelo caminho, joga o biocombustível e o açúcar na lona.

Na corda já estavam com o teto do ICMS estabelecido em 17% para os combustíveis. A gasolina já engatilhou uma queda, atirando diretamente no mix da cana-de-açúcar.

O etanol hidratado retratado pelo Cepea não consegue há dias a carregar preços nas usinas (menos 3,30% na última semana) e nas distribuidoras (cedeu mais 1,63% ontem).

E o açúcar vinha junto, com mínimas em Nova York nas cotações futuras e com fuga das posições compradas dos fundos e contratos em aberto em queda livre, com os operadores entendendo mais matéria-prima indo para o adoçante.

Agora, às 14h25 (Brasília), a commodity para outubro já baixou dos 18 centavos de dólar por libra-peso, em queda de 1,44% de recuo.

A continuar assim, com a recessão à vista espantando compradores de petróleo, nenhum dos dois vai acabar remunerando bem os fabricantes brasileiros, os maiores interessados.

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

Leia mais sobre:

Última atualização por Giovanni Lorenzon - 05/07/2022 - 14:37

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto