CryptoTimes

Dificuldade na mineração da rede Bitcoin sobe 7% em ajuste mais recente

13 ago 2021, 12:20 - atualizado em 13 ago 2021, 12:20
O recorde de uma porcentagem positiva na rede havia sido em maio, com a alta de mercado, em que a rede registrava 21,53% (Imagem: Reuters/Dado Ruvic/Illustration)

A mineração de bitcoin (BTC) se tornou uma tarefa 7,3% mais difícil após a rede ter se ajustado nesta sexta-feira (13), segundo dados do site BTC.com.

Decrypt explica: a dificuldade da mineração do bitcoin se refere a quanto poder computacional é necessário para garantir a segurança da rede blockchain. A rede se autoajusta a cada 2.016 blocos, ou seja, a cada duas semanas.

Desde o auge e queda em maio, é o segundo aumento positivo na taxa de dificuldade da rede (Imagem: BTC.com)

O ajuste de dificuldade desta sexta-feira é o segundo ajuste mais positivo desde a suspensão de atividades que envolvam a negociação e mineração de criptomoedas na China.

Essa suspensão fez com que a taxa de hashes — o poder computacional usado para minerar novos blocos — da rede Bitcoin caísse mais de 50%.

O último ajuste, em 31 de julho, havia tornado a rede 6% mais difícil de minerar. O recorde havia sido de 21,53%, em maio deste ano.

A suspensão da China afetou o processamento da rede Bitcoin porque o país era lar para grande parte dos mineradores, que utilizavam a energia excedente e barata de províncias remotas. 

Porém, como o país se prepara para lançar seu tão aguardado yuan digital (ou e-CNY), precisa “acabar com a competição” das criptomoedas forasteiras.

Há relatos de mineradores que estão migrando para locais como Rússia e Cazaquistão enquanto empresas americanas estão apresentando suas próprias fazendas de mineração nos EUA para dominar esse setor ao garantirem a segurança da rede Bitcoin.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.