EUA querem descobrir quais cidadãos utilizaram a plataforma da Binance no país

13/05/2021 - 15:00
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
A investigação não é sobre a Binance em si, e sim sobre cidadãos americanos que possam ter utilizado a plataforma, mesmo sendo algo proibido (Imagem: Reuters/Darrin Zammit Lupi)

A corretora de criptomoedas Binance está sendo alvo de investigação pelo Serviço Interno de Receita (IRS, na sigla em inglês) e o Departamento de Justiça (DOJ) dos Estados Unidos, segundo um artigo da Bloomberg.

Autoridades do DOJ e do IRS “buscam por informações de pessoas com conhecimento sobre o negócio da Binance”, citando fontes anônimas. A Bloomberg destacou que “as agências federais não acusam a Binance de ter agido de má-fé”.

Em março, a Bloomberg havia noticiado que a Binance estava sendo investigada pela Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) sobre a possibilidade de a corretora ter permitido que residentes americanos negociassem em sua plataforma.

Minutos após o artigo da Bloomberg ter virado manchete, Changpeng Zhao (CZ), CEO da Binance, tuitou:

“Existe muito medo, incerteza e dúvida [do inglês “fear, uncertainty and doubt” ou FUD] hoje. É ruim para uns, mas uma oportunidade para outros”. Essa mensagem foi parecida com uma que ele publicou após o artigo da Bloomberg em março.

“Levamos nossas obrigações jurídicas muito a sério e dialogamos com reguladores e autoridades de uma forma colaborativa”, disse um porta-voz da Binance ao The Block.

“Trabalhamos bastante para criar um programa robusto de compliance que incorpore princípios e ferramentas antilavagem de dinheiro utilizadas por instituições financeiras para detectar e lidar com atividades suspeitas. Temos um forte histórico de auxiliar agências policiais em todo o mundo, incluindo os Estados Unidos. Não comentamos sobre questões ou investigações específicas.”

Nos últimos meses, a Binance buscou fortalecer sua equipe de consultoria jurídica. Em março, a Binance contratou o ex-senador Max Baucus como seu consultor regulatório e, em seguida, acrescentou dois ex-membros do Grupo de Ação Financeira Internacional (FAFT-GAFI) à sua equipe de consultoria.

A Binance está sendo alvo de supervisão na Europa por conta de seu serviço de tokens acionários (ou “stock tokens”). A oferta fez com que reguladores emitissem um alerta público na Alemanha.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 13/05/2021 - 15:03

Pela Web