CryptoTimes

Falha na plataforma de empréstimos cripto Alchemix resulta em saques não autorizados

16 jun 2021, 15:50 - atualizado em 16 jun 2021, 15:50
Alchemix afirma que seu objetivo é “reescrever as leis das finanças” e ser o “protocolo de tokenização de rendimentos do futuro” (Imagem: Alchemix)

A plataforma de empréstimos de finanças descentralizadas (DeFi, na sigla em inglês) Alchemix pausou um de seus contratos após uma falha ter acidentalmente permitido a realização de certos saques, fazendo com o que o “vault” ficasse com uma quantia inferior de garantias.

“Vaults” são grupos de fundos que têm uma estratégia criada para maximizar possíveis rendimentos em pools de ativos DeFi.

Alchemix é uma plataforma bem inovadora e complexa no setor.

Quando você obtém um empréstimo, a garantia que você usa é colocada em funcionamento via “yield farming” — uma forma de gerar rendimentos no setor DeFi. Os juros gerados são utilizados para pagar parte ou a totalidade do empréstimo.

alETH é um token lastreado em ether (ETH). Usuários DeFi podem converter outros tokens lastreados ao valor do ether por alETH. Em seguida, podem usar alETH para empréstimos na plataforma Alchemix ou simplesmente negociá-los como qualquer outro token.

Durante a “colheita” de hoje — ou “harvest”, quando recompensas por tokens são coletadas e entregues de forma proporcional aos detentores do token em um pool —, uma falha no sistema resultou em saques que não deveriam ter sido autorizados.

“Resumo do desastre na Alchemix: a última colheita devolveu 100% dos fundos em ether a mutuários de alETH, tratados pelo sistema como dívida paga e, assim, autorizando saques. Basicamente, alETH está subgarantido neste momento”, tuitou o pesquisador anônimo FAANGanon, que trabalha para a empresa de negociação cripto Alameda Research.

No canal do Discord da Alchemix, o bilionário Mark Cuban admitiu que era uma “situação desafiadora”, mas encorajou a equipe a tuitar sobre isso e fazer um anúncio no Discord. “Existem mais olhos observando a Alchemix do que usuários que estão aqui no Discord”, disse ele.

Em seguida, Alchemix tuitou que houve um incidente nos contratos alETH e que o projeto estava trabalhando em uma solução e um comunicado detalhado (“post-mortem”) sobre a falha. Afirmou que os contratos foram pausados e que “os fundos estão a salvo”.

O preço do token Alchemix caiu 18% nas últimas 24 horas, e está custando US$ 531.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.