Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ibovespa avança com salto de Petrobras após resultado trimestral e antecipação de dividendos

05/08/2021 - 10:24
Ibovespa
Às 12:41, o Ibovespa subia 0,81%, a 122.784.49 pontos (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa avançava mais de 1% nesta quinta-feira, trabalhando acima dos 123 mil pontos, com as ações da Petrobras disparando cerca de 10% após resultado trimestral acima das expectativas e anúncio de antecipação de dividendos.

A temporada de balanços ainda destacava os números de Banco do Brasil e Totvs, também entre as contribuições positivas do dia, além do desempenho da Braskem no segundo trimestre.

Às 12:41, o Ibovespa subia 0,81%, a 122.784.49 pontos. O volume financeiro somava 11,5 bilhões de reais.

Investidores também repercutem o aumento da Selic, com alta de 1 ponto percentual, para 5,25% ao ano na véspera, bem como indicação do Banco Central de que deve repetir a dose em setembro diante das pressões inflacionárias.

A equipe da XP Investimentos destacou que a sinalização de aceleração no ritmo de novas altas para a taxa Selic é ligeiramente negativa para a bolsa, uma vez que o custo de capital das empresas deve subir mais depressa que o esperado. No entanto, destacou que o mercado tende a reagir nesta sessão aos resultados de Petrobras.

Ainda no radar doméstico estão desdobramentos do ambiente político do país e riscos fiscais, em meio à tensão entre o presidente Jair Bolsonaro e o Supremo Tribunal Federal (STF) e planos do governo de parcelar o pagamento de precatórios.

O desempenho positivo das bolsas nos Estados Unidos era mais um componente favorável ao avanço da bolsa paulista, com o S&P 500 subindo 0,4% após dados mostrarem que menos norte-americanos entraram com pedidos de auxílio-desemprego.

Destaques

Petrobras (PETR3PETR4)  disparavam 9,25% e 10,9%, respectivamente, após a petrolífera superar com folga expectativas no mercado com lucro de 42,86 bilhões de reais no segundo trimestre. A empresa também anunciou que aprovou antecipação de dividendos de 31,6 bilhões de reais.

Banco do Brasil (BBAS3) avançava 1,3% após balanço do segundo trimestre que mostrou crescimento de 52,2% no lucro. Além disso, o banco anunciou que o lucro líquido anual deve ser maior do que o esperado, uma vez que perdas inicialmente previstas devido à pandemia não estão se materializando.

Totvs (TOTS3) subia 1,8%, em meio a um aumento robusto do lucro no segundo trimestre, fortalecido por aumento de receitas de sua divisão principal de softwares de gestão, enquanto os negócios nascentes de serviços financeiros e business performance decolaram.

Braskem (BRKM5) cedia 1,85%, perdendo o fôlego dos primeiros negócios, quando chegou a avançar 3,7%, depois de a petroquímica reportar um lucro multibilionário no segundo trimestre, de 7,424 bilhões de reais, refletindo a combinação de melhores preços para seus produtos químicos e o efeito da alta do real contra o dólar.

Vale (VALE3) caía 3%, em sessão negativa para o setor de mineração e siderurgia como um todo no Ibovespa, com CSN (CSNA3) recuando 3,2%. Os futuros do minério de ferro na China terminaram em queda de quase 5% nesta sessão, na mínima em quase quatro meses.

Raízen (RAIZ4)rondava a estabilidade, em estreia na B3 após precificar IPO a 7,40 reais por ação na terça-feira, no piso da faixa estimada. Na máxima até o momento, o papel chegou a 7,60 reais. Na mínima, a caiu a 7,30 reais.

Mercado Livre saltava 12,9% em Nova York, após mais do que dobrar suas receitas no segundo trimestre, uma vez que seguiu se beneficiando de foco na América Latina, a região onde o comércio eletrônico mais cresce no mundo, ainda na esteira dos efeitos das medidas de isolamento social.

(Atualizada às 12h40)

Última atualização por Rafael Borges - 05/08/2021 - 12:41

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto