Indonésia planeja lançar sua própria criptomoeda

25/05/2021 - 10:00
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
A ideia do banco central é utilizar uma versão digital de sua rúpia para acelerar pagamentos digitais, impulsionados pela pandemia (Imagem: Pixabay/EmAji)

Bank Indonesia (BI), o banco central da Indonésia, planeja emitir uma criptomoeda para acelerar pagamentos.

Atualmente, o banco central está avaliando qual tecnologia irá usar para sua rupia indonésia (cotação: IDR), afirmou o presidente Perry Warjiyo em uma conferência virtual, segundo a Reuters.

Quando emitida, a rupia digital será um instrumento legal de pagamentos na Indonésia, junto com cédulas. Porém, o banco central ainda não possui um cronograma de emissão.

Indonésia, a maior economia do Sudeste Asiático, passou por um aumento nas transações bancárias digitais durante a pandemia da COVID-19.

De acordo com a Reuters, a frequência de transações do país em plataformas bancárias digitais subiu mais de 60% no ano, em mais de 570 milhões em abril, enquanto o valor aumentou 46%, atingindo quase 3,114 trilhões de rupias (quase US$ 217,5 bilhões).

Embora criptomoedas como meio de pagamento sejam banidas no país, é legal negociá-las. No início deste mês, o governo da Indonésia afirmou que estava planejando apresentar impostos sobre lucros pela negociação com criptomoedas.

Com a mais recente notícia, a Indonésia entra para uma lista de países asiáticos que estão analisando uma moeda digital emitida por banco central (CBDC).

Hong Kong, Tailândia e Coreia do Sul estão trabalhando no lançamento de programas-piloto de CBDCs. A China, que está na frente de grande parte dos países, está se aproximando de lançar seu yuan digital (DCEP).

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 25/05/2021 - 10:00

Cotações Crypto
Pela Web