Nova presidência da SEC pode resultar em “anos muito produtivos” para a indústria cripto

03/05/2021 - 11:41
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Apesar de uma diferença de opiniões sobre os méritos relacionados a “mais” ou “menos” regulação, sem dúvidas existem muitas áreas de interesse em comum — caso os dois entrem em acordo sobre a clareza regulatória tão aguardada pela indústria cripto americana (Imagem: Reuters/Jonathan Ernst)

Hester Peirce, representante da Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos EUA (SEC, na sigla em inglês), afirma estar empolgada para a presidência de Gary Gensler na agência.

Em uma palestra no Fórum Oficial de Instituições Monetárias e Financeiras na última quinta-feira (29), Peirce — muito considerada como favorável a cripto pela indústria, devido a suas declarações e ao seu interesse em apresentar políticas específicas para cripto — afirmou que poderão ser “anos muito produtivos” com Gensler liderando a agência.

Gensler, agora líder da SEC após sua nomeação da administração Biden ter sido confirmada pelo Congresso Americano, tomou decisões difíceis a favor da proteção de investidores quando liderou a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC).

Seu mandato coincidiu com a implementação da Lei Dodd-Frank, resultando em grandes iniciativas de aplicação da lei após a crise financeira global no fim dos anos 2000.

Apesar de Gensler ser conhecido por ser mais entendido sobre cripto do que outros reguladores, tendo lecionado um curso sobre blockchain no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em sua estada em Washington, sua atitude supervisória em relação à proteção dos consumidores deixa questões em aberto sobre seu iminente tratamento a cripto.

Peirce, por sua vez, acredita que esses dois fatores podem resultar em anos produtivos para a SEC, nos quais a agência finalmente solidifica regulamentações para cripto.

“Espero que ele levará em consideração a proteção para investidores assim como qualquer outro presidente da SEC”, segundo Peirce. “Mas eu também acho que ele aprecia o valor que uma estrutura regulatória boa e bem-articulada pode ter. Então, estou empolgada para trabalhar com ele nisso.”

Um novo presidente sugere um novo olhar sobre debates antigos, de acordo com Peirce. Ela fez referência à contínua jornada pela aprovação de um fundo negociado em bolsa (ETF) de bitcoin nos EUA.

As recentes aprovações canadenses e outros dados do mercado de futuros de bitcoin sugerem um maior amadurecimento do mercado cripto que, segundo Peirce, é importante para a aprovação.

Ainda assim, a SEC estendeu seu período de revisão para a proposta de ETF de bitcoin da VanEck/CBOE na última semana. A SEC terá ou de aprovar ou rejeitar a proposta este ano, bem como outras solicitações pendentes.

Essas iniciativas fizeram com que alguns observadores de mercado especulassem que uma aprovação pode acontecer até o fim de 2021, mas Peirce está mais comedida.

“Não posso arriscar um palpite em termos de calendário”, disse ela. “Em alguns dias, eu diria que aconteceria daqui a dez anos. Em outros, eu diria que poderia acontecer este ano. Eu não sei.”

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 03/05/2021 - 11:41

Pela Web