Renda Fixa

Renda fixa: Poupança fica no negativo após 12 meses de altas da Selic; veja os investimentos mais rentáveis

21 abr 2022, 15:00 - atualizado em 21 abr 2022, 8:57
renda fixa, taxa selic, juros, inflação, IPCA
Quanto mais alta a taxa de juros, maior o interesse na renda fixa (Imagem: Mehaniq)

Com a taxa Selic elevada a 11,75% no dia 16 de março, os aumentos consecutivos realizados pelo Copom (Comitê de Política Monetária) completaram um ano. Um levantamento do buscador de investimentos Yubb mostra que, quanto mais alta a taxa, maior foi o interesse na renda fixa.

Em março de 2021, as ações e os fundos de ações eram os investimentos mais buscados pelos investidores. Já no mesmo mês deste ano, a renda variável perdeu lugar para a renda fixa, e os investimentos que mais interessaram os investidores foram os CDBs e o tesouro direto.

“A cada novo aumento, a Selic foi beneficiando consecutivamente a renda fixa. Isso fez com que o investidor, que estava mais atuante na renda variável, mudasse o seu perfil em um ano. A alta rentabilidade e volatilidade deram espaço para três dos principais investimentos em renda fixa: os CDBs, o tesouro direto e o LCI/LCA. É uma estratégia inteligente no curto prazo, mas o investidor não deve dedicar todo o seu dinheiro nela”, explica Bernardo Pascowitch, fundador do Yubb.

Pascowitch afirma que o favorecimento dos investimentos de renda fixa em detrimento dos ativos de renda variável se dá porque a Selic mais alta pressiona o crédito, encarece os financiamentos para empresas e tende a desvalorizar as ações em razão do maior desconto exigido por investidores.

Cenário internacional também favoreceu a renda fixa

Não foi apenas a Selic que beneficiou a renda fixa, o cenário internacional também teve papel importante. O fundador da Yubb explica que já havia uma pressão inflacionária no mundo todo com a retomada das atividades econômicas após a pandemia, mas a guerra entre Ucrânia e Rússia impulsionou ainda mais esse cenário.

“Esse conflito trouxe uma grande valorização do petróleo, que é a principal commodity do mundo e a maior responsável no aumento dos custos nas cadeias globais de suprimentos e distribuição. Isso significa que, com uma elevação ainda maior dos juros globais, há uma deterioração dos investimentos de renda variável e maior atratividade de títulos de renda fixa pública e privada”, diz Pascowitch.

Veja os investimentos mais procurados em março de 2021 e de 2022:

Posição Investimentos mais buscados em março/2021 Investimentos mais buscados em março/2022
Ações CDBs
Fundos de ações Tesouro Direto
Fundos multimercado LCI/LCA
Tesouro Direto Fundos multimercado
CDBs Fundos de ações
Fundos de índice (ETFs) LC/RDB
LCI/LCA Ações
LC/RDB Fundos de índice (ETFs)
Fundos Imobiliários (FIIs) Criptoativos
10º Criptoativos Fundos Imobiliários (FIIs)

Última Selic puxou a poupança para o negativo

Apesar do cenário positivo para a renda fixa, não foram todos os investimentos que foram beneficiados com as altas da Selic. Apesar de ser o investimento mais usado do país, a poupança teve seu rendimento declinando mês a mês, atingindo rentabilidade negativa quando a Selic chegou a 11,75%.

Veja o rendimento dos investimentos em renda fixa:

Investimento Rendimento Bruto Rendimento Líquido Rendimento Real
Poupança nova 6,17% 6,17% -0,26%
Poupança antiga 6,17% 6,17% -0,26%
Tesouro Selic 11,65% 9,32% 2,70%
CDB banco médio 13,40% 10,72% 4,01%
CDB banco grande 8,74% 6,99% 0,51%
LC 13,98% 11,18% 4,45%
LCA 11,42% 11,42% 4,67%
LCI 11,77% 11,77% 4,99%
RDB 14,48% 11,59% 5,89%
Debênture Incentivada 13,28% 13,28% 6,42%

Veja qual o melhor para não deixar dinheiro parado na poupança.

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.