Quais são os casos de uso mais comuns de tokens não fungíveis (NFTs)?

13/03/2021 - 11:02
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Em artigo da série “Explique para mim como se eu tivesse cinco anos” (ELI5), Ty Young e Mason Nystrom, da Messari, falam sobre a grande febre dos NFTs (Imagem: Medium/OpenSea)

Parte 1

Por já termos falado sobre as possíveis vantagens dos NFTs e como são basicamente um meio de transferir valor em um blockchain, agora falaremos de algumas aplicações de NFTs que estão sendo desenvolvidas ou já existem.

Categorias de NFTs (Imagem: Messari)

NFTs e o mercado de obras de arte da indústria cripto

Arte

Arte digital abalou o mundo cripto nos últimos meses. Combinada com os direitos de propriedade digital dos NFTs (governança verificável) e direitos autorais perpétuos para artistas que criam NFTs é uma melhoria impressionante no sistema atual.

Mais recentemente, a casa global de leilões Christie’s leiloou uma obra de arte baseada em NFT por Beeple, o principal artista NFT por volume de vendas.

Cards digitais e negociáveis

Sorare e NBA Top Shot são dois dos mercados mais populares de cards esportivos e colecionáveis.

Os cards da Sorare podem ser usados nas ligas virtuais de futebol da Sorare enquanto NBA Top Shot, do Dapper Labs, está desenvolvendo um jogo que usa seus NFTs da NBA.

Outros jogos de cards negociáveis incluem Gods Unchained, parecido com jogos de estratégia, como “Magic: the Gathering” ou Yu-Gi-Oh.

Rastreamento da origem e certificados digitais de autenticidade

Treum visa levar rastreabilidade, transparência e negociabilidade a cadeias de fornecimento com o uso do blockchain (Imagem: Twitter/Treum)

Diversos itens, principalmente colecionáveis e itens de alto valor, vêm com certificados digitais. Esses certificados ou são armazenados como registros em papel ou cópias digitais em PDF.

Os benefícios de digitizar esses certificados e emiti-los como NFTs significa que qualquer um pode verificar a autenticidade dos certificados digitais e ninguém pode alterar a informação ou perder o documento.

Treum, apoiada pela ConsenSys, já apresentou um programa-piloto com a NBA para autenticar itens de colecionadores, como camisetas utilizadas por jogadores, vendidas durante um jogo da NBA em leilões ao vivo.

Embora sempre haja a possibilidade de um objeto físico ser falsificado, NFTs digitais podem atuar como uma certificação melhor e mais automatizada do que outras práticas já existentes.

Itens de jogos

Axie Infinity é uma aplicação descentralizada (dapp, na sigla em inglês) de jogos NFTs no blockchain Ethereum. Jogadores podem criar, lutar e negociar criaturas digitais chamadas de Axies (Imagem: Axie Infinity)

Ativos de jogos já são digitais por natureza, então criá-los como criptoativos, que as pessoas podem ter, possui diversos benefícios. Existem diversos estúdios de jogos que desenvolvem jogos operados no blockchain, incluindo Blockade e Horizon.

Axie Infinity, um jogo no estilo Pokémon, emitiu criaturas chamadas “axies” como NFTs, usados no recurso de batalhas do jogo.

Por fim, existem diversas plataformas, como Enjin, que estão desenvolvendo suas próprias plataformas para facilitar o desenvolvimento de jogos, incluindo a emissão de ativos de jogos.

Nomes de domínio

Blockchains são, sem dúvidas, ótimos locais para registrar ativos, e um dos maiores ativos nativamente digitais são nomes de domínio. São ativos digitais que mapeiam endereços de protocolo de internet (IP) para nomes mais legíveis (como, por exemplo, 13.57.64.34 para Messari.io).

Ethereum Name Service (ENS), Unstoppable Domains e Handshake são três projetos que possuem diferentes abordagens ao permitir nomes de domínio em blockchains.

Conteúdos

Músicas, blogs, tuítes, memes e outros conteúdos digitais podem ser emitidos como NFTs. Embora não tornem o conteúdo valioso, apresentam oportunidades exclusivas para a governança digital e direitos autorais no blockchain (“on-chain”).

Apesar de a distribuição de conteúdo continuar gratuita para blogs ou músicas, NFTs fornecem oportunidades únicas de monetização para o financiamento de conteúdo ou a venda de um blog/uma música, assim como era comum comprar vinis ou livros de edições raras.

A plataforma descentralizada de publicações Mirror permite que escritores financiem blogs e os vendam como NFTs.

Outros experimentos incluem a venda do álbum da banda Kings of Leon como NFTs, fornecendo valor adicional, incluindo ingressos vitalícios para shows ou artes experimentais e exclusivas para o álbum.

A evolução das plataformas de conteúdo (Imagem: Messari)

Bens de luxo tokenizados

Outro setor interessante que NFTs podem impactar é o dos bens de luxo, que são sempre alvo de ataques de falsificadores que tentam replicar os produtos. Um exemplo são vinhos finos. Um projeto interessante é OpenSea.

Em fevereiro de 2020, a plataforma firmou uma colaboração com WiV Technology, uma tecnologia baseada em blockchain de ativos únicos, criada para produtores e comerciantes de vinho, para fornecer suporte a tokens padrão ERC-721 que representam garrafas físicas de vinho.

Essa é a primeira vez que um ativo físico foi integrado à plataforma OpenSea. Conforme essas plataformas evoluem, NFTs serão usadas para verificar itens físicos exclusivos.

Produtos financeiros

Muitos tipos de produtos financeiros não são cambiáveis. Por exemplo, sua hipoteca é exclusiva da sua casa, tamanho, taxa de juros e mais. Qualquer contrato financeiro simples pode ser emitido como um NFT e armazenado em um blockchain.

O setor de imóveis, por exemplo, sofre com diversas barreiras de entrada, principalmente para pessoas mais novas.

A aplicação da tecnologia blockchain tem o potencial de mudar radicalmente essa indústria para melhor ao ampliar o acesso, a transparência e facilitar complexos processos de transação.

Nori tokenizou créditos de remoção de carbono como NFTs, em que cada token atua como um certificado que representa a remoção de carbono.

Ingressos de eventos

NFts também podem ter um papel no combate a fraudes de ingressos se cada ticket for registrado no blockchain como um NFT.

Com ingressos registrados em blockchain, são ligados a contrapartes digitais. Isso significa que você pode vendê-los por meio de uma corretora on-line ao simplesmente transferir o token. A corretora certifica que você não cobre a mais, eliminando o risco de enganação.

Um exemplo recente foi quando a União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) anunciou que usará um sistema de venda de ingressos baseado em blockchain para distribuir passes para a Euro 2020 aos celulares dos fãs.

Os ingressos digitais irão produzir códigos QR via Bluetooth quando os fãs estiverem próximos do estádio, em uma tentativa de impedir a falsificação de ingressos.

Tuítes e publicações em redes sociais

NFTs apresentam uma oportunidade de transformar mídias em conteúdos tokenizados. Por exemplo, a venda de publicações em redes sociais, como tuítes, são o caso de uso mais recente das NFTs.

Você provavelmente já deve saber, mas Jack Dorsey, CEO do Twitter, está leiloando seu primeiro tuíte publicado na plataforma na forma de um NFT.

Dorsey compartilhou um link para uma plataforma digital chamada “Valuables”, que facilita a compra e venda de tuítes “autografados” por seus criadores.

Esse novo caso de uso para NFTs abre a possibilidade de vender momentos icônicos de expressão ou culturais na internet.

Parte 3

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Matéria Original: "Explain It Like I Am 5: NFTs"

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 10/03/2021 - 15:30

Cotações Crypto
Pela Web