Fundos de Investimento

Quem disse que renda fixa é só para fracos? Veja os 10 fundos que mais renderam em abril

20 abr 2022, 14:27 - atualizado em 20 abr 2022, 14:40
Renda Fixa Mercados Ações Investimentos
Confira quais são os fundos de renda fixa que mais entregaram retornos aos seus cotistas de acordo com o levantamento exclusivo (Imagem: Reuters/Amanda Perobelli)

Quem nunca ouviu falar que renda fixa é só para quem é conservador e não tolera riscos?

Apesar dos achismos, tem fundo de renda fixa que entregou mais de 7% aos seus cotistas somente entre os dias 1 e 12 de abril, de acordo com levantamento feito pelo Real Valor e obtido com exclusividade pelo Money Times.

Pode até parecer pouco apenas 7% de rentabilidade na primeira quinzena de abril. Contudo, se a gente comparar com o sobe e desce da Bolsa brasileira, passamos a valorizar mais o resultado dos fundos de renda fixa.

Nos últimos 30 dias, o Ibovespa (IBOV) perdeu quase 2% de valor. Ou seja, quem tenha comprado ativos que replicam o desempenho do principal índice da B3 (B3SA3) deixou de ganhar quase 10%, caso tivesse aplicado nos fundos de renda fixa mais rentáveis.

E quais foram então os fundos de renda fixa que mais entregaram retornos aos seus cotistas de acordo com o levantamento exclusivo? Antes de saber, que tal entender como funcionam tais fundos de investimentos.

Como funcionam os fundos de renda fixa

De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), os fundos classificados como “renda fixa” apresentam como principal fator de risco de sua carteira a variação da taxa de juros (Selic), de índice de preços, ou ambos.

Tais fundos devem ter pelo menos 80% da sua carteira investida em ativos que estejam relacionados a esses fatores de risco.

Na prática, esses ativos financeiros são, em sua maioria, os chamados títulos de renda fixa, como os títulos públicos federais (Tesouro Direto), as debêntures e os títulos de emissão bancária, como CDBs, LCIs, LCAs, CRIs, CRAs, entre outros.

Podem incluir na carteira títulos que apresentam maior risco de crédito, como os títulos privados, e podem utilizar derivativos tanto para proteção da carteira quanto para alavancagem.

Confira a seguir os 10 fundos de renda fixa mais rentáveis do Brasil, segundo o Real Valor:

Fundo de Renda Fixa Rentabilidade (%)*
ITAÚ SHORT DURATION PRÉ 3X RENDA FIXA FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO 7,08
ITAÚ FLEXPREV SHORT DURATION PRÉ 1X RENDA FIXA FUNDO DE INVESTIMENTO 7,06
ITAÚ SHORT DURATION PRÉ 1X RENDA FIXA FUNDO DE INVESTIMENTO 2,51
ITAÚ PRIVATE RENDA FIXA VENDIDO IDKA 3 FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO 2,46
NC PREV FI RENDA FIXA – INVESTIMENTO NO EXTERIOR 2,44
LGCY INSTITUCIONAL FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA LONGO PRAZO 1,93
LGCY FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA 1,90
KINEA ESTRATÉGIA RENDA FIXA INVESTIMENTO NO EXTERIOR – FUNDO DE INVESTIMENTO 1,87
ITAÚ RENDA FIXA JUROS OCEAN FUNDO DE INVESTIMENTO 1,58
MALAGA – FUNDO DE INVESTIMENTO RENDA FIXA CRÉDITO PRIVADO INVESTIMENTO NO EXTERIOR 1,04

* Rentabilidade observada entre os dias 1 a 12 abril, de acordo com levantamento elaborado pelo Real Valor e obtido com exclusividade pelo Money Times.

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Repórter
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
Linkedin Instagram Site
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
Linkedin Instagram Site
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.