Recém-lançada rede Filecoin precisa alterar seu modelo econômico desfavorável a mineradores

19/10/2020 - 13:44
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Mesmo após seu tão aguardado lançamento, Filecoin (Imagem: Crypto Times)

O design atual do modelo de incentivos econômicos da Filecoin fez com que mineradores interrompessem ou diminuíssem drasticamente o crescimento de seu poder computacional efetivo à rede recém-lançada.

Esses mineradores não desligaram seu hardware para reduzir completamente a quantidade de seu poder de mineração.

Mas a diminuição da taxa de crescimento da rede demonstra sua hesitação coletiva em acrescentar mais poder computacional à rede de armazenamento descentralizado até um modelo econômico revisado — um que os favoreça mais — ser ativado.

Por exemplo, a chinesa YunOS — responsável pelos maiores IDs mineradores da rede, f02770 e f02775 — ainda tem mais de 60 pebibytes (PiB) de poder efetivo de mineração de armazenamento no momento — ou cerca de 10% do total da rede, segundo dados.

Antes do lançamento da rede principal da Filecoin na última quinta-feira (15), YunOS acrescentou mais de mil tebibytes (TiB) de poder efetivo de armazenamento por dia por meio do ID f02770 a uma taxa acelerada.

Porém, reduziu o crescimento para menos de 200 TiB no último sábado (16) e terminou em zero no fim de semana. (1 PiB = 1.024 TiB)

O ranking de mineradores da Filecoin mostra que a maioria dos dez principais IDs mineradores estão passando por um padrão de comportamento bem parecido.

Principais mineradores da rede Filecoin (Imagem: Filfox)

Alguns grandes mineradores, como 6Block — que possui cerca de 10% do poder de mineração da rede por meio de diversos IDs de mineradores —, não acrescentaram nenhum armazenamento efetivo nos últimos dias.

Li Bai, desenvolvedor principal no 6Block, disse em uma entrevista que o poder total e efetivo de mineração cresceu apenas 10 PiB no último dia para atingir o nível atual de 597 PiB e que o crescimento já estagnou.

Variações de crescimento do poder computacional (Imagem: Filfox)

Ele afirmou que o mecanismo de incentivos econômicos é o motivo pelo qual parece estar havendo um impasse no crescimento de poder computacional.

O design atual da Filecoin exige que mineradores disponham de 0,1901 FIL — o token nativo da rede — como garantia para comprometer 32 gibibytes (GiB) de dados que podem ser convertidos em poder efetivo de armazenamento de mineração, segundo o explorador blockchain da Filecoin. (1 TiB = 1 mil GiB)

Ao mesmo tempo, devido ao design atual, as recompensas por bloco da Filecoin — cerca de 10 FIL por bloco — não são recompensadas imediatamente para mineradores, mas são distribuídos a eles de forma linear em uma janela de 180 dias.

Para Li, do 6Block, a estratégia viável mais viável é esperar e ver como será o mercado para FIL.

“É como aplicar FIL à vista para obter FIL no futuro que virá com uma inflação linear. Para mineradores, é apenas uma questão de expectativa pela taxa de rendimento sobre seus FILs à vista”, disse Li.

Quando perguntado se houve uma paralisação coletiva de forma coordenada entre mineradores chineses da Filecoin, conforme descrito por artigos de sites locais, Li rejeitou essa narrativa.

“Não é uma paralisação. É apenas uma estratégia melhor dada a economia atual”, disse ele. “Com a possível pressão de venda quando não houver FIL em circulação a uma faixa estável de preço, não é lucrativo aplicar FIL à vista por um FIL futuro cujo preço poderá ser menor.”

Ainda assim, o modelo econômico atual gerou reclamações de mineradores da Filecoin — a maioria são empresas chinesas — no canal oficial do projeto na plataforma Slack.

Em resposta, Protocol Labs, empresa por trás da Filecoin, aprovou uma revisão do atual mecanismo em uma tentativa de solucionar as questões de liquidez dos mineradores.

Segundo a proposta FIP-004 publicada na plataforma GitHub nesse domingo (18), o plano é “tornar 25% das recompensas por mineração de armazenamento imediatamente disponíveis sem período de distribuição” enquanto os 75% restantes ainda estarão disponíveis de forma linear ao longo de 180 dias.

Ainda não se sabe quando o plano será ativado.

“A revisão pode acelerar o processo para atingir um equilíbrio”, disse Li. “Mineradores estarão mais motivados em aplicar seus FILs em troca de futuras recompensas quando a circulação for adequada o suficiente e o preço se tornar mais estável.”

O futuro descentralizado do armazenamento de dados

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 29/03/2021 - 14:09

Pela Web