Startup Immutable quer reduzir custos de NFTs com novo protocolo na Ethereum

The Block
The Block
08/04/2021 - 13:42
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
The Block
A equipe da startup afirma que não tinha interesse em migrar para outro blockchain por conta dos efeitos de rede bem-estabelecidos e crescentes da Ethereum (Imagem: Twitter/Immutable)

Immutable, startup por trás do jogo de cards negociáveis da Ethereum Gods Unchained, lançou a primeira fase de seu protocolo de escalabilidade em segunda camada: Immutable X.

Escalabilidade é a capacidade de um sistema ou rede se ampliar e fazer a gestão da crescente demanda. Primeira camada é o termo usado para descrever a arquitetura principal e subjacente do blockchain.

Segunda camada é uma estrutura secundária ou um protocolo secundário criados acima de um sistema blockchain existente, em que o objetivo principal é aumentar a velocidade de transações e resolver as dificuldades de escalabilidade enfrentadas por grandes redes cripto.

Immutable X visa solucionar um dos principais problemas econômicos enfrentados pelos tokens não fungíveis (NFTs): os altos custos de emissão e transação da rede Ethereum.

NFTs são, basicamente, certificados digitais em blockchain ligados a obras de arte, itens de jogos e tipos únicos de ativos, e seu crescimento em popularidade chamou a atenção sobre as despesas necessárias para utilizá-los.

O alto custo de transação na Ethereum não está limitado a NFTs. Ontem (7), a taxa média de transação era de US$ 20,19, segundo dados coletados pelo The Block, em que transações mais complicadas exigiam ainda mais gás para serem computadas.

Além disso, outras startups do ecossistema Ethereum também estão trabalhando em soluções de escalabilidade em segunda camada.

Immutable espera que sua abordagem tecnológica — que dá aos usuários duas opções distintas de escalabilidade na estrutura da Immutable X — irá reduzir drasticamente os custos associados à emissão e utilização de NFTs.

A implementação envolve o lançamento de um mercado na rede principal que está exclusivamente disponível a usuários do Gods Unchained, que agora podem negociar e adquirir cards com a ajuda do protocolo.

Immutable chamou a atenção de investidores como Naspers Ventures, Galaxy Digital e Apex Capital Partners. O lançamento vem uma semana após o mercado de NFTs OpenSea ter anunciado suporte à solução de escalabilidade.

Conforme destacado pela equipe de desenvolvimento, Immutable X irá expandir em etapas. Na segunda etapa, Immutable X estará disponível para outras corretoras e aplicações descentralizadas.

Durante a terceira e a quarta fase, o protocolo será melhorado com novos recursos de otimização e escalabilidade, incluindo incentivos de liquidez, como vendas (“drops”) e suporte para fiduciárias.

Para a etapa final, a Immutable planeja compartilhar sua visão para ativos físicos, como imóveis, além da governança digital via NFTs.

No lançamento, a equipe da Immutable também destacou seu comprometimento com a neutralidade de carbono e, assim, a startup irá adquirir créditos de carbono para compensar o consumo de gás — necessário para transações na Ethereum — para atividades correspondentes de NFTs que acontecerem fora do protocolo.

“Com o lançamento da fase alfa da Immutable X nesta quinta-feira, tornamos essa visão em realidade. Agora, qualquer NFT pode ser negociado, ganhado, compartilhado, utilizado em jogos e completamente livre de gás na Ethereum”, afirmou Robbie Ferguson, cofundador da Immutable.

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 08/04/2021 - 13:44

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web