Tempo real: Ibovespa cai aos 136 mil pontos, mas tem perdas limitadas por Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4); dólar cai a R$ 5,67

Resumo: O Ibovespa (IBOV) acompanhou a crescente cautela dos investidores com o anúncio do aumento de 25% para 50% nas tarifas de aço e alumínio feitas por Donald Trump e o acirramento da tensão entre EUA e China.
Nesta segunda-feira (2), o principal índice da bolsa brasileira fechou aos 136.786,65 pontos, com queda de 0,18%.
Já o dólar à vista (USBRL) encerrou as negociações a R$ 5,6757, com baixa de 0,77% ante o real.
No cenário doméstico, os investidores reagiram ao Relatório Focus. Os economistas ouvidos pelo Banco Central voltaram a cortar a projeção para a inflação de 2025 no Boletim Focus desta segunda-feira (2). A estimativa saiu do patamar de 5,50% para 5,46% ao final do ano.
Sobre o IOF, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que espera solucionar a questão ainda nesta semana, combinadas com medidas estruturais que busquem equacionar a questão fiscal.