Tempo real: Ibovespa recua com Banco do Brasil (BBAS3), mas avança quase 2% na semana; dólar cai a R$ 5,66

Resumo: A temporada de balanços corporativos do primeiro trimestre de de 2025 (1T25) chegou ao fim com a derrocada das ações do Banco do Brasil (BBAS3) e o Ibovespa (IBOV) se afastou do recorde. As perdas foram limitadas pelo avanço dos ‘pesos-pesados’ de commodities e o tom positivo dos índices de Wall Street.
Nesta sexta-feira (16), o principal índice da bolsa brasileira fechou aos 139.187,39 pontos, com leve queda de 0,11%. Na semana, o Ibovespa avançou 1,96%.
Já o dólar à vista (USBRL) encerrou as negociações a R$ 5,6695, com queda de 0,16% ante o real. No acumulado da semana, a moeda teve alta de 0,26%.
No cenário doméstico, preocupação com o fiscal seguiu no radar com a piora das projeções da dívida pública em 2026, de acordo com o Boletim Prisma Fiscal, do Ministério da Fazenda.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) também confirmou a primeiro caso de gripe aviária no Brasil, detectado em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. Em consequência, a China e a Argentina suspenderam as importações de carne de frango temporariamente.
Os investidores também repercutiram a eventual fusão entre BRF (BRFS3) e Marfrig (MRFG3).
No exterior, os investidores acompanharam o fim da viagem de Trump ao Oriente Médio e dados de confiança do consumidor piores que o esperado nos Estados Unidos.