Tempo Real

Tempo Real: Ibovespa (IBOV) sobe nesta terça (22), de olho no arcabouço fiscal

22 ago 2023, 7:12 - atualizado em 22 ago 2023, 17:42
Ibovespa
Acompanhe as movimentações do Ibovespa (IBOV) em Tempo Real. (Imagem: Reuters/Nacho Doce)

RESUMO:O Ibovespa (IBOV) engatou forte alta nesta terça-feira (22), apesar de um movimento misto em Wall Street. O índice de referência da Bolsa brasileira avançou 1,51%, de volta aos 116.156,01 pontos.

Nos Estados Unidos, investidores aguardam as próximas decisões sobre os juros dos Estados Unidos. O mercado está em compasso de espera pela presença de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), em Jackson Hole.

No Brasil, as atenções se concentram sobre o novo marco fiscal. O relator da proposta na Câmara dos Deputados, Claudio Cajado (PP-BA), prepara seu parecer para ser votado no plenário da Casa nesta terça.

Gestora alerta o mercado sobre perigo de ‘armadilhas’ nos fundos imobiliários: Saiba por que tomar cuidado e como se proteger, é só clicar aqui. Fique ligado no Giro do Mercado: inscreva-se no canal do Money Times aqui.

Confira os principais temas do Ibovespa e dos mercados hoje em tempo real. Veja os destaques:

Fim da novela: Câmara aprova texto-base do arcabouço fiscal; veja como ficou
Câmara, Reforma tributária
A retirada do dispositivo que conferia o espaço fiscal ao governo não deve atrapalhar os esforços do governo para equilibras suas contas, afirmou o presidente da Câmara, Arthur Lira  (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira o texto principal do novo marco fiscal que descarta mudança inserida pelo Senado que alterava o período do cálculo da inflação e abriria um espaço de até 40 bilhões de reais no Orçamento de 2024.

O texto-base mantém, no entanto, alteração promovida por senadores que exclui do conjunto das despesas o Fundeb e o Fundo Constitucional do Distrito Federal.

Leia mais.

Em crise, 123Milhas acumula processos e reclamações; há risco de recuperação judicial?
123Milhas, Hurb, Companhias aéreas, Ibovespa, Azul, Magazine Luiza, Avião viagem turismo
Advogado levanta que 123Milhas acumula pelo menos 4,5 mil processos; números devem disparar nos próximos dias (Imagem: Pixabay/andychoinski)

A 123Milhas passa por uma crise. Visto o histórico de empresas que tiveram problemas financeiros em 2023, não demorou para surgirem rumores de que a operadora de turismo pode entrar em recuperação judicial. Afinal, há risco de insolvência?

O advogado e sócio do MSC Advogados, Arthur Silveira, avalia que “é um pouco temerário dizer que a empresa entrará em recuperação judicial”, já que ela apresentou, até o momento, “poucos sintomas” de que a situação financeira esteja mais delicada do que parece.

Leia mais.

Banco Central: Falha provoca vazamento de dados do PIX; entenda
Pix
O banco diz que não foram expostos quaisquer dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O Banco Central informou nesta terça (22) o vazamento de 238 chaves PIX por falhas pontuais na PHI Serviços de Pagamentos. O número representa 0,00004% das mais de 630 milhões de chaves cadastradas no DICT.

De acordo com a instituição, os mecanismos de segurança e de monitoramento do Pix mitigaram “sobremaneira a extensão dos dados cadastrais expostos”.

Leia mais.

S&P faz ‘devassa’ e rebaixa nota de múltiplos bancos nos EUA
JPMorgan
UP Morgan pode estar na berlinda (Imagem: REUTERS/Andrew Kelly)

A crise envolvendo bancos regionais dos EUA, iniciada há cinco meses, ganhou um novo capítulo nesta semana. A Standard & Poor’s (S&P), uma das principais agências de nota de crédito do mundo, fez uma série de rebaixamentos na última segunda-feira.

Entre os afetados estão Associated Banc-Corp (ASB) e Valley National Bancorp (VLY). A agência cita riscos relacionados à baixa capitalização e maior dependência à permanência de depósitos.

Leia mais.

Taesa (TAEE11) recebe sinal verde para linha de transmissão no Paraná
Linhas de Transmissão
Ao todo, a linha possui 75 km (Imagem: Pixabay/pinkyhong138)

A Taesa (TAEE11) recebeu do instituto Água e Terra da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável do Governo do Estado do Paraná licença prévia de linha de transmissão entre Bateias e Curitiba, mostra documento enviado ao mercado nesta terça-feira (22).

Ao todo, a linha possui 75 km. Além disso, foi incluído as obras de ampliação das Subestações SE Bateias e SE Curitiba Leste a serem interligadas, referentes às instalações da concessão Ananaí Transmissora de Energia Elétrica.

Leia mais.

Gestora gringa compra ações de empresa frigorífica
Minerva Foods
Gestora dos EUA passou a deter 5,17% da Minerva (Imagem: Divulgação)

A gestora norte-americana T. Rowe Price Associates comprou ações da Minerva (BEEF3), mostra documento enviado pela companhia nesta terça-feira (22).

Segundo o que foi informado à empresa frigorífica, a T. Rowe Price Associates passou a deter 31.375.584 ações ordinárias, representativas de 5,17% das ações de emissão da empresa frigorífica.

Leia mais.

Lira confirma votação de arcabouço fiscal nesta 3ª sem mudança de cálculo do IPCA
Arthur Lira, Câmara dos Deputados
“Isso ficou resolvido”, disse, acrescentando que não há prejuízo do arcabouço para a LDO (Imagem: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), confirmou a votação nesta terça-feira do texto do novo arcabouço fiscal, que não deve manter inovação inserida pelo Senado que permitiria ao governo evitar cortes no Orçamento de 2024 estimados em até 40 bilhões de reais.

Negociado pelo governo quando a proposta passou pelo Senado, o importante dispositivo muda o período de cálculo do IPCA, permitindo que fosse usada estimativa de inflação anual para ampliar o seu limite de gastos na elaboração do Orçamento do próximo ano, e usar essa diferença para programar despesas, que continuarão condicionadas à aprovação de créditos adicionais pelo Congresso posteriormente.

Leia mais.

Fundos imobiliários lucram R$ 2 por cota com venda de imóvel; Ifix perde os 3.200 pontos
Pão de Açúcar
Índice de fundos imobiliários perdeu marca que levou mais de três anos e meio para alcançar; FII vende imóvel alugado para o GPA (Imagem: Money Times/ Gustavo Kahil)

Os fundos imobiliários geridos pela TRX seguem com a estratégia de diversificação de portfólio e de aproveitar “boas oportunidades” de venda de imóveis com ganho de capital e gerar caixa para reinvestimentos.

Desta forma, o TRX Real Estate II (TRXB11) vendeu um empreendimento em Teresina, no Piauí, por R$ 20,6 milhões. O imóvel tem quase 3 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL) e, atualmente, está locado para o GPA.

Leia mais.

Cargill confirma oferta para compra de fábricas de biodiesel da Granol em 3 estados
Cargill
A Cargill e a Granol se recusaram a divulgar o valor do negócio, alegando confidencialidade com o processo de aprovação antitruste (Imagem: REUTERS/Denis Balibouse/File Photo)

A Cargill confirmou que submeterá ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) um contrato para a compra de ativos da empresa Granol.

A operação envolve a aquisição das fábricas de esmagamento e biodiesel da Granol nas cidades de Anápolis (GO), Porto Nacional (TO) e Cachoeira do Sul (RS), além de quatro armazéns nos estados de Goiás e Tocantins.

Leia mais.

Ibovespa (IBOV) ganha pontos nesta terça (22), de volta aos 116 mil pontos; BBI vê espaço para repique
B3, Ibovespa, Boi magro, Queda, Ações
Ibovespa tem recuperação parcial nesta terça-feira (22) (Imagem: REUTERS/Carla Carniel)

O Ibovespa (IBOV) engatou forte alta nesta terça-feira (22), apesar de um movimento misto em Wall Street. O índice de referência da Bolsa brasileira avançou 1,51%, de volta aos 116.156,01 pontos.

Nos Estados Unidos, investidores aguardam as próximas decisões sobre os juros dos Estados Unidos. O mercado está em compasso de espera pela presença de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), em Jackson Hole.

Leia mais.

Pai de todos os ativos: Entenda como o Tesouro americano impacta o Ibovespa (e por que sua alta é um perigo)
Tesouro
Taxas de 10 anos chegaram ao maior nível em mais de uma década.  (Imagem: REUTERS/Jim Bourg)

Há cerca de um mês, era difícil acreditar que o Tesouro americano (as chamadas Treasuries) se tornaria o vilão do mercado de ações. Mas é o que acontece: desde a última decisão do Federal Reserve no final de julho, as taxas dos principais títulos da dívida pública americana não pararam de subir.

O impacto desse movimento não se restringe aos Estados Unidos. Na verdade, junto a sinais preocupantes da China, explica o motivo da Bolsa brasileira — além de outros mercado emergentes —  engataram a marcha ré em agosto.

Leia mais.

Ifix fecha em queda de 0,29% pontos e perde os 3.200 pontos (dados preliminares)

Aguarde mais informações.

O estrago que o apagão fez no já combalido varejo brasileiro
Apagão compra, Petrobras, Taesa, Vibra Energia, empresas, destaques, Mercado livre de energia
Apagão nacional afetou grande parte do território. (Imagem: Pixabay/analogicus /)

O apagão ocorrido na terça-feira (15), que atingiu 25 estados da federação, não provocou só prejuízos para o sistema elétrico brasileiro, revela pesquisa da Cielo, que atua no sistema de pagamentos financeiros.

De acordo com o levantamento, a falha reduziu em 4,8% do faturamento do setor varejista, que já vive dificuldades devido ao cenário macro brasileiro.

Leia mais.

Raízen (RAIZ4) diz estar pronta para atender demanda de etanol para produção de SAF
Raízen
(Imagem: Divulgação/ Facebook Raízen)

A Raízen (RAIZ4) está pronta para atender a um novo mercado para o etanol, aquele que usa o produto na rota de fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), disse um diretor da empresa à Reuters nesta terça-feira (22).

O comentário foi feito após anúncio na véspera de que a Raízen obteve a certificação ISCC Corsia Plus, que coloca a empresa como a única produtora no mundo a ter etanol certificado para a produção de SAF.

Leia mais.

Cemig (CMIG4): Ações podem saltar mais de 100% após privatização; é hora de comprar?
Cemig, privatização
Proposta enviada à Assembleia deve simplificar e favorecer as probabilidades de êxito da privatização da Cemig (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

A PEC (Proposta de Emenda da Constituição) do governo de Minas Gerais para agilizar a privatização da Cemig pode desbloquear uma potencial alta de cerca de 103% para CMIG4, com base no último fechamento (21), avaliam analistas.

A fim de simular o impacto de uma eventual desestatização, a Genial Investimentos considera que duas variáveis de avaliação da empresa devem oscilar:

Leia mais.

CDBs que rendem mais de 1% ao mês no C6 Bank; veja quais são os melhores prazos
C6 Bank ,CDBs
CDBs que pagam mais de 1% ao mês ainda são um bom negócio na renda fixa. Então, confira os melhores prazos de vencimento. (Imagem: YouTube/C6 Bank)

Emprestar o seu dinheiro como investidor para bancos na forma de CDB (Certificado de Depósito Bancário) ainda é um bom negócio em 2023, conforme especialistas.

Isso porque esses títulos de renda fixa chegam a pagar mais de 1% ao mês em algumas plataformas, por exemplo, o C6 Bank.

Leia mais.

Copasa (CSMG3) e Cemig (CMIG4) na mira de Zema; o que fazer com ações das estatais

O governo de Minas Gerais deu o primeiro passo para agilizar a privatização de estatais como Copasa (CSMG3) e Cemig (CMIG4), promessa do governador Romeu Zema (Novo) desde 2018. 

Leia mais.

Operação do Mapa, Ibama e PRF apreende 152 toneladas de agrotóxicos biológicos e químicos irregulares
operação agrotóxicos
Operação, realizada em 15 municípios do interior de São Paulo, foi a maior com participação dos três órgãos (Imagem: Mapa)

A Operação Ceres, organizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) identificou e apreendeu 152 toneladas de agrotóxicos biológicos e químicos em situação irregular de 30 de julho a 21 de agosto.

A operação, realizada em 15 municípios do interior de São Paulo, foi a maior com participação dos três órgãos.

Leia mais.

Tesouro Direto hoje: Renda fixa que ganha na baixa da Selic abre melhor ponto de entrada
Tesouro Direto
Tesouro Direto volta a oferece renda fixa predileta dos analistas com as maiores taxas desde julho. (Imagem: Pexels)

As taxas dos títulos públicos oferecidos no Tesouro Direto continuavam em alta nesta terça-feira (22), provocando prejuízo de marcação a mercado na renda fixa. Isso porque, quando as taxas de rentabilidade dos títulos públicos avançam, o preço unitário dos papéis cai.

Embora a perspectiva do Tesouro Selic seja render menos nos próximos meses com a queda dos juros, uma parcela da renda fixa, na verdade, paga mais ao investidor com esse movimento.

Leia mais.

Desenrola: Quando começa a renegociação de dívidas com Magazine Luiza (MGLU3), Via (VIIA3) e demais?
desenrola brasil, magazine luiza
Segunda fase do Desenrola permite negociações de dívidas financeiras e não financeiras (Imagem: Rafael Borges/Money Times)

A última etapa do programa de renegociação de dívidas do Governo Lula (PT), o Desenrola Brasil, deve começar entre os dias 25 e 29 de setembro, de acordo com o Ministério da Fazenda.

A etapa beneficia os devedores que integram a Faixa 1 do programa. Aqueles com renda de até dois salários mínimos (R$ 2.640) ou inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) compõem esse grupo.

Leia mais.

iOS 17: Veja quais iPhones não vão receber mais atualizações
iPhone, Apple, ios
Veja quais iPhones poderão não receber a nova atualização de sistema operacional. (Imagem: Pixaby/StockSnap)

Com o lançamento próximo de mais um aparelho da Apple, algumas versões mais antigas passam a não receber mais as atualizações do sistema operacional. O IOS 17 já foi divulgado no meio deste ano e deve estar disponível para os usuários muito em breve.

A fabricante do aparelho celular ainda não divulgou, de fato, a lista das versões que serão deixadas de lado, justamente porque costuma fazer mistério até os lançamentos oficiais. Contudo, anualmente, ela faz esse anúncio e existe um padrão de aproximadamente 6 anos.

Leia mais.

Voa Brasil: Prazo para agosto é mantido, mas pode atrasar; entenda
Gol, Latam, Azul, Voepass, Voa Brasil
Voa Brasil está quase pronto, podendo entrar em vigor ao final desse mês ou ao início de setembro (Imagem: Marcio Juliboni/ Money Times)

O Voa Brasil, programa de passagens a R$ 200, estava na fase final na semana passada, porém, devido a uma nova solicitação na demanda, o prazo de conclusão do programa pode atrasar.

Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, o prazo segue sendo para este mês, mas não descartou a possibilidade de um eventual atraso.

Leia mais.

Empresários pressionam por alíquota de 25%; Fazenda tenta evitar imposto mais alto
Déficit, imposto
Exceções à reforma tributária estão pressionando imposto único para a maior alíquota do mundo; setores pedem um teto. (Imagem: Pixabay/Lucas Miranda)

A reforma tributária segue em debate tanto no Congresso quanto no mercado. Ontem, o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva, cobrou o governo a criação de um teto de 25% para o Imposto sobre Valor Agregado (IVA).

“Cada um gostaria de uma reforma tributária, mas queremos o estabelecimento de uma alíquota máxima de 25%. Não podemos permitir que a indústria seja onerada e banque as exceções”, disse em evento da Fiesp com o Esfera Brasil.

Leia mais.

O plano de Alckmin para reduzir a taxa de financiamento para veículos
selic
Alckmin afirmou que estão sendo conduzidos estudos para concessão de financiamento atrelado à Selic (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, disse nesta terça-feira (22) que estão sendo conduzidos estudos para conceder um financiamento atrelado à taxa Selic para a compra de ônibus e caminhões, segundo informações do Valor Econômico.

“Hoje ela [Selic] é 13,25%. Amanhã, caiu mais 0,5 ponto percentual, [a taxa do] contrato cai automaticamente. Depois caiu mais 1 ponto percentual, cai automaticamente”, afirmou no lançamento do Fórum Mauá 2023-2033, acompanhado pelo periódico.

Leia mais.

Com dívidas de R$ 26 mi, mais uma empresa entra em recuperação judicial; veja qual
Empresa passa por crise e clientes procuram solução de problemas. (Imagem: Reprodução/ JustForYou)

A startup JustForYou, fabricante de cosméticos personalizados, entrou em processo de recuperação judicial. Investida pela Eurofarma, a empresa teve o pedido aprovado em 31 de julho.

O processo indica que as dívidas da empresa somam pouco mais de R$ 26 milhões. Segundo o Startups, do Terra, em julho deste ano a empresa demitiu sua equipe de aproximadamente 60 a 70 pessoas e reduziu significativamente a produção, atrasando a entrega de produtos adquiridos.

Leia mais.

Tesouro Direto hoje: Renda fixa favorita de analistas entra no melhor ponto de entrada no mês

Aguarde mais informações.

123Milhas: Aceitou o voucher da empresa e se arrependeu? Saiba o que fazer
123Milhas, Hurb, Companhias aéreas, Ibovespa, Azul, Magazine Luiza, Avião
A 123Milhas informou que os clientes terão o dinheiro devolvido por vouchers.(Imagem: Pixabay/andychoinski)

Na última sexta-feira (18), a 123Milhas anunciou a suspensão dos pacotes e a emissão de passagens de sua linha promocional, a “PROMO”. O motivo do cancelamento é a impossibilidade de realizar as viagens no preço contratado pelos clientes.

Como solução, a empresa afirma que o valor das passagens será devolvido integralmente aos clientes por “vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI” para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes na 123Milhas.

Leia mais.

Imposto sindical: Governo vai voltar atrás? Entenda o que está sendo pretendido
imposto sindical
Imposto sindical está nos holofotes, mas Ministério do Trabalho nega retorno (Imagem: Pixabay/joelfotos)

O imposto sindical deu o que falar, após circularem informações de que o governo estaria preparando seu retorno. No entanto, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, tem afirmado que a intenção não é recriá-lo, mas sim encontrar nova forma de financiamento para os sindicatos.

Segundo noticiou o jornal O Globo na segunda-feira (21), o Ministério do Trabalho estaria desenvolvendo uma proposta para retomar a contribuição.

Leia mais.

Ibovespa: IRB (IRBR3) lidera as altas; Gol (GOLL4) e Pão de Açúcar (PCAR3) são destaque negativo
Ibovespa
Ibovespa: as mineradoras tinham sessão positiva nesta terça (22) (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Ibovespa (IBOV) sobe nesta terça-feira (22), depois de encerrar a última sessão em queda 0,85%, negociado aos 114,4 mil pontos.

Por volta de 12h55, as ações do IRB (IRBR3) disparavam 8,46% e lideravam as altas. Minerva (BEEF3) e Vibra (VBBR3) vinham em seguida, com ganhos de 4,54% e 3,75%, respectivamente.

Leia mais.

Por que Minerva (BEEF3) salta nesta terça (22), enquanto frigoríficos derretem na Bolsa?
Segundo analista da Terra Investimentos, moeda pode estar por trás de alta da Minerva; XP aponta para uma melhora nos preços de exportação para China (Foto: Divulgação)

As ações da Minerva (BEEF3) saltavam 4,64% por volta de 12h30 desta terça-feira (22), negociadas a R$ 11,06.

Por outro lado, no mesmo horário, os papéis da JBS (JBSS3) e da Marfrig (MRFG3) recuavam 1,39% e 1,13%, respectivamente. Enquanto isso, a BRF (BRFS3) operava sem grandes variações.

Leia mais.

Mega-Sena: Prêmio será ainda mais alto com mudança promovida pela Caixa; entenda
Mega-sena
Mega-Sena passará a ter três sorteios por semana (Imagem: Ag. Brasil/ Marcello Casal Jr.)

A Caixa Econômica Federal anunciou que o sorteio da Mega-Sena passará a ocorrer em três dias da semana, e não mais em dois, aumentando assim a velocidade de crescimento do prêmio. Dessa maneira, os sorteios ocorrerão às terças, quintas e sábado.

A medida passa a valer hoje (22), no concurso 2.623. Conforme a Caixa, as probabilidades e demais regras da modalidade permanecem inalteradas.

Leia mais.

123Milhas: Proposta de solução para viagens canceladas é ilegal, segundo Idec; entenda
123milhas
A 123Milhas informou que o valor das passagens será devolvido integralmente aos clientes por vouchers, mas que segundo advogada do Idec, é ilegal. (Imagem: YouTube/123Milhas)

A agência de viagens 123Milhas anunciou na última semana a suspensão dos pacotes e emissões de passagens da sua linha promocional “PROMO”, que fornece passagens e/ou pacotes com datas flexíveis.

Segundo a companhia, o valor das passagens será devolvido integralmente aos clientes por “vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI” para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes na 123Milhas.

Leia mais.

Expansão dos Brics: Manda-chuva da Opep e Argentina são favoritos a integrar formalmente o bloco

Lula Brics
Lula desembarcou ontem em Johanesburgo, onde é sediado o encontro dos Brics. [Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação]

O grupo de países formados por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Brics) deve encerrar a cúpula de Joanesburgo com um número maior de afiliados. A cúpula tem o seu primeiro dia de atividades hoje, estendendo-se até quinta-feira.

Leia mais.

Azedou: Índice de fundos imobiliários perde os 3.200 pontos
CSHG Renda Urbana
Índice de fundos imobiliários cai pelo segundo dia seguido e perde marca importante que abria caminho para máxima histórica  (Imagem: Divulgação)

O clima não é dos melhores para o índice de fundos imobiliários (Ifix) da B3 no pregão desta terça-feira (22).

Na contramão do Ibovespa (Ibov), que sobe quase 1%, o Ifix opera em queda, após abrir os negócios com sinal positivo. Com isso, o índice de FIIs perdeu o patamar de 3.200 pontos, alcançado no começo deste mês, e adia a possibilidade de renovar a máxima histórica de 3.253 pontos.

Leia mais.

Minerva (BEEF3) ou JBS (JBSS3)? XP elege ‘top pick’ entre frigoríficos após boi ‘saltar do penhasco’
Frigoríficos Carnes Boi Agronegócio minerva
Minerva: Corretora destaca três pontos principais para seguir apostando em tese, mesmo após reduzir preço-alvo para ação (Imagem: Reuters/Eric Gaillard)

A XP Investimentos elegeu a sua “top pick” entre as ações dos frigoríficos em meio ao momento de queda do preço do boi, que continua favorecendo as margens das empresas.

Vale lembrar que, entre fevereiro e março, as exportações de carne bovina do Brasil para China foram bloqueadas em função de um caso atípico de mal da vaca louca, o que afetou os frigoríficos.

Leia mais.

Líderes do Brics se reúnem para avaliar expansão do bloco; moeda única também será discutida
Cúpula do Brics acontece entre o dia 22 e 24 de agosto em Johanesburgo, na África do Sul (Imagem: Yandisa Monakali/DIRCO/Divulgação via REUTERS)

O Brics tem chamado atenção de diversos países que almejam seu bilhete “premiado” para entrar no grupo. Isso porque os países do grupo, principalmente a China, têm se destacado no cenário econômico. Os líderes de Brasil, Índia, China e África do Sul se reúnem em Johanesburgo nesta terça-feira (22) para avaliar a expansão do bloco.

Em meio à insatisfação generalizada com a ordem mundial vigente, a promessa dos países-membros de tornar o grupo uma das principais lideranças do “Sul Global” encontrou ressonância, apesar da escassez de resultados concretos.

Leia mais.

Ibovespa em queda: Como não destruir seu patrimônio?
B3, Ibovespa, Boi magro, Queda, Ações
“Investir em ações deve ser algo feito de forma recorrente e não esporádica”, diz o colunista (Imagem: REUTERS/Carla Carniel)

Ao atingir a maior sequência de queda da história, o Ibovespa está afugentando os investidores do mercado acionário. A tese defendida por muitos de que, após o início dos cortes na taxa básica de juros (Selic) o mercado iria deslanchar, foi à bancarrota.

Mas, o fato é que a queda da Selic já estava precificada no índice, que saiu dos cerca de 98 mil pontos em março para os 120 mil pontos alcançados em junho.

Leia mais.

Ibovespa (IBOV) dispara enquanto Wall Street começa a esfriar; veja os indicadores desta segunda (21)
Indicadores
Contemplaram a agenda de indicadores os dados de vendas de casas usadas dos EUA e os dados de arrecadação do governo federal. (Arte: Giovanna Melo/Money Times)

Nesta manhã, a agenda de indicadores estava focada no primeiro dia da reunião do Brics, que continuará acontecendo pelos próximos dias da semana. Além disso, saíram os dados das vendas de casas usadas dos Estados Unidos, e os dados de arrecadação do governo federal.

Em Wall Street, os índices abriram em alta com o otimismo em torno do aguardado balanço da Nvidia, e assim levando os papeis da fabricante de chips a uma máxima recorde, além de manter a força de outras ações de crescimento.

Leia mais.

Criptomoedas mais baratas e seguras chegam na Mynt, plataforma cripto do BTG
Mynt, BTG Pactual, Criptomoedas
Plataforma Mynt oferece vantagens para investir em bitcoin e principais criptomoedas do mercado. (Imagem: Divulgação/Mynt)

Investir em criptomoedas está mais barato e seguro com novidades da Mynt, a plataforma cripto do BTG Pactual. Em comemoração de um ano do lançamento da fintech, os seis principais criptoativos terão taxa zero até o final de outubro.

Conforme a Mynt, as seguintes criptomoedas contarão com isenção de taxas: Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Solana (SOL), Chainlink (LINK), Lido (LDO) e Polygon (MATIC).

Leia mais.

Arrecadação federal tem queda de 4,20% em julho e fica abaixo do esperado
Juros, arrecadação
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já tinha alertado que a arrecadação havia despencado em todo o país em julho. (Imagem: REUTERS/Bruno Domingos)

A arrecadação do governo federal teve queda real de 4,20% em julho sobre o mesmo mês do ano anterior, a 201,829 bilhões de reais, informou a Receita Federal nesta terça-feira.

O dado veio abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters, que apontava para arrecadação de 203,558 bilhões de reais.

Leia mais.

O fantasma da inflação voltou? Campos Neto diz que batalha ainda não está ganha
Bacen, Campos Neto, Combustíveis
Campos Neto lembra que a inflação ainda é persistente, mas defende condução da política monetária. (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O mercado voltou a olhar com certo receio para a inflação, após a alta nos preços dos combustíveis. Tanto que o Relatório Focus desta semana registrou a primeira revisão para cima do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 13 semanas.

O presidente do Banco Central aproveitou para lembrar que a inflação ainda é persistente. Durante a Conferência Anual do Santander, Roberto Campos Neto, destacou que a batalha contra inflação no Brasil não está ganha, principalmente com as pressões vindas da desaceleração econômica da China e da curva de juros dos Estados Unidos.

Leia mais.

Desenrola Brasil: Programa pode ter portabilidade de dívida de cartão de crédito; entenda
Desenrola Brasil, cartão de crédito
Desenrola Brasil: Governo pretende reduzir juros do cartão de crédito (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O programa de renegociação de dívidas, Desenrola Brasil, pode ter portabilidade de dívida de cartão de crédito. A possível mudança foi comentada pelo relator do projeto, Alencar Santana (PT-SP).

“Estamos discutindo tratar a portabilidade das dívidas também dos cartões. Permitir que os bancos possam renegociar dívidas com aquele devedor, assim como já é feito em outras modalidades”, disse Santana em entrevista ao Broadcast, do Estadão.

Leia mais.

Uma das maiores redes de fast-food do mundo está prestes a ser vendida por US$ 9,6 bilhões
Subway
TDR Capital e Sycamore ainda podem entrar na disputa pela aquisição do Subway (Imagem: REUTERS/Thomas White)

A empresa norte-americana de private equity Roark Capital Group está próxima de fechar a comprar a rede de fast-food Subway por US$ 9,6 bilhões, segundo fontes do Wall Street Journal (WSJ).

O acordo pode ser fechado ainda esta semana após um longo período de negociações, afirmam fontes a par do negócio.

Leia mais.

Copasa (CSMG3) avança mais de 4% após governo de MG enviar proposta para agilizar privatização

Aguarde mais informações.

Ministério do Turismo suspende 123milhas da Cadastur e modelo de negócio é analisado
Passagens, avião
Empresas como 123milhas e Hurb tem seus modelos de negócio questionados e Ministério do Turismo avalia situação (Imagem: L.Filipe C.Sousa/Unsplash)

O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou nesta segunda-feira (2) que a empresa 123milhas foi suspensa do Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, e que seu modelo de negócio está em analise.

A empresa realizou a suspensão dos pacotes e a emissão de passagens de sua linha promocional, a “PROMO”. Os consumidores que tinham pacotes da 123Milhas comprados para os meses de setembro a dezembro terão o dinheiro devolvido por meio de vouchers.

Leia mais.

Conta de luz mais barata: Aneel que reduzir bandeiras tarifárias em até 36,9%
Aneel, luz, energia, bandeira
Aneel quer aproveitar cenário favorável no setor de energia elétrica para reduzir as bandeiras tarifárias. (Imagem: Pixabay/Pexels )

A conta de energia elétrica pode ficar mais barata. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está propondo uma redução de até 36,9% dos valores das bandeiras tarifárias.

Segundo a área técnica da Aneel, a redução se dá graças a um cenário mais favorável em 2023, como o crescimento da oferta de energia gerada por usinas hidrelétricas, fim dos contratos de usinas negociadas no leilão emergencial e redução dos custos de contratos sob gestão das distribuidoras.

Leia mais.

Ibovespa (IBOV) sobe nesta terça (22) de olho no arcabouço fiscal; confira
Ibovespa
Por vota de 10h09, o Ibovespa ganhava 0,63%, aos 115,1 mil pontos (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Ibovespa (IBOV) sobe nesta terça-feira (22), depois de encerrar a última sessão em queda 0,85%, negociado aos 114,4 mil pontos. Por volta de 10h09, o principal índice da Bolsa brasileira ganhava 0,63%, aos 115,1 mil pontos.

Analistas gráficos da Ágora Investimentos destacam que o Ibovespa pode tentar um repique de curto prazo, mirando as resistências que ficaram marcadas aos 116,5 mil pontos e 118,2 mil pontos. Em contrapartida, segundo a casa, a perda dos 114,4 mil pontos abre caminho para os 113 mil pontos.

Leia mais.

Gringos retiram R$ 3,1 bilhões da B3 na última semana
day trade dolar
O mês de agosto tem registrado grandes retiradas em relação aos aportes estrangeiros na bolsa (Imagem: Freepik)

A B3 continua tendo retiradas de capital estrangeiro em agosto. No último dado divulgado, em 18 deste mês, o saldo negativo foi de R$ 1,3 bilhão, segunda maior retirada de agosto.

No acumulado, os números chegam a R$ 3,1 bilhões só na última semana e a R$ 10,6 bilhões em agosto, sendo o período com mais números negativos no ano de 2023.

Leia mais.

Minério de ferro sobe com políticas de apoio da China
China, Minério de ferro
Minério de ferro amplia ganhos após apoio na China. (Imagem: REUTERS/Stringer)

O minério de ferro ampliou os ganhos nesta terça-feira (22), com o índice de referência de Cingapura atingindo o nível mais alto em mais de três semanas. As medidas de apoio para sustentar a recuperação econômica da China auxiliam o avanço do minério.

O contrato de setembro mais ativo na Bolsa de Cingapura chegou a subir 3,4%, para US$ 111,05 a tonelada. Com isso, o preço atingiu a máxima desde 27 de julho.

Leia mais.

Juros futuros em queda: Contrato DI (janeiro/2025) cai quase 1% de R$ 10,62 para R$ 10,55
Raspadinha: Ela vai voltar? Caixa planeja recriar a Lotex no 2º semestre do ano
Raspadinha
Extinta em 2016, a raspadinha da Lotex pretende ser uma das formas do governo Lula arrecadar R$ 5 bi em 2023 (Imagem: Divulgação)

A Caixa Econômica Federal operou com a Lotex (Loteria Instantânea Exclusiva) até o ano de 2016, quando Michel Temer, atual presidente da época, revogou o decreto de 1990, que criou a loteria instantânea. Contudo, a “raspadinha“, como ficou conhecida, deve voltar ainda este ano.

Em apresentação de resultados do primeiro semestre de 2023 da Caixa, a presidente da instituição, Maria Rita Serrano, deixou claro os planos de recriar a antiga loteria. Na ocasião, Serrano destacou que a Caixa arrecadou R$ 10,3 bilhões com loterias no período.

Leia mais.

Drex: 1ª fase atrasa em 3 meses; veja como isso afeta o cronograma do real digital
Drex moeda digital
Drex deve entrar em circulação no próximo ano (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O Banco Central (BC) informou que a primeira fase do Drex está com atraso de três meses. O cronograma previa o fim da etapa de testes em fevereiro de 2024, no entanto, agora está previsto para maio.

Segundo o coordenador da iniciativa no BC, Fabio Araujo, o atraso se deve a demora na inclusão de participantes e questões relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Leia mais.

Ibovespa (IBOV) vai evitar mais uma semana de sangria? Índice futuro tem alta; dólar recua
Ibovespa
Ibovespa futuro abre em alta, enquanto dólar recua nesta terça-feira (22) (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

Ibovespa futuro abriu o pregão desta terça-feira (22) em alta de 0,66%, a116.900 pontos. Já o dólar, por volta das 9h, caía 0,42%, cotado a R$ 4,9583.

A trégua nas 13 consecutivas quedas que o Ibovespa (IBOV) conseguiu na sexta-feira (18) durou pouco. Ontem, o principal índice da Bolsa brasileira voltou a cair, encerrando o pregão em queda de 0,85%, a 114.429,35 pontos.

Leia mais.

Renúncia no Santander (SANB11), privatização de Copasa (CSMG3) e Cemig (CMIG4) e outros destaques desta terça-feira (22)
santander sanb11 balanço resultados 4t22 americanas ação banco
Diretora do Santander renuncia ao cargo.  (Imagem: Shutterstock)

A renúncia da diretora do Santander (SANB11) e a Proposta de Emenda da Constituição (PEC) para agilizar a privatização das estatais, como Copasa (CSMG3) e Cemig (CMIG4), são alguns dos destaques corporativos desta terça-feira (22).

O Banco Santander informou a renúncia de Elita Vechin Pastorelo Ariaz ao cargo de Diretora Vice-Presidente Executiva da Companhia.

Leia mais.

Ibovespa futuro abre em alta de 0,66%, a116.900 pontos

Aguarde mais informações.

Dólar a cai 0,42%, cotado a R$ 4,9583

Aguarde mais informações.

Day Trade: Santander (SANB11), Yduqs (YDUQ3) e outras 4 ações para vender nesta terça (22) e buscar até 3,5%
day trade
(Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

PagBank, BTG Pactual e a Ágora indicaram a compra de Gerdau Metalúrgica (GOUA4) e outras ações para esta terça-feira (22). Já os papéis de Santander (SANB11) e de mais empresas figuram a lista de vendas. Confira:

PagBank
Empresa Ticker Entrada (R$) 1º alvo (R$) Potencial de ganho 2º alvo (R$) Potencial de ganho Stop (R$)
Carrefour CRFB3 11,34 11,17 1,50% 11,01 2,91% 11,51
Bemobi BMOB3 12,18 12,02 1,31% 11,77 3,37% 12,33

 

Leia mais.

Day Trade: Gerdau Metalúrgica (GOUA4), Embraer (EMBR3) e mais 6 ações para comprar hoje (22) e buscar até 3,3%
Ibovespa, Day Trade
(Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

PagBank, BTG Pactual e a Ágora divulgaram suas recomendações de investimento para esta terça-feira (22). As ações sugeridas são de analistas gráficos, que usam uma metodologia que busca antecipar as tendências de curtíssimo prazo.

As ações indicadas

PagBank
Empresa Ticker Entrada (R$) 1º alvo (R$) Potencial de ganho 2º alvo (R$) Potencial de ganho Stop (R$)
Banco Pan BPAN4 8,28 8,42 1,69% 8,54 3,14% 8,15
Randon RAPT4 12,16 12,34 1,48% 12,57 3,37% 11,98
Indústrias Romi ROMI3 13,03 13,18 1,15% 13,44 3,15% 12,88

 

Leia mais.

Arcabouço fiscal pode ser votado na Câmara (de novo); veja a agenda desta terça (22)
reforma tributária agronegócio, fiscal, agenda
Agenda: Lula está na África do Sul para encontro dos Brics, enquanto Câmara avalia mudanças feitas no arcabouço fiscal. (Imagem: Lula Marques/Agência Brasil.)

Até parece dévà-ju, mas não é: a Câmara dos Deputados deve votar o arcabouço fiscal nesta terça-feira. No final de junho, o Senado aprovou o novo marco fiscal e devolveu o projeto para que os deputados façam a análise final das mudanças votadas pelos senadores.

Como a gente sabe que não é um dévà-ju? Porque o clima está completamente diferente em Brasília. Diferentemente da primeira vez, quando Arthur Lira estava próximo do governo e disposto a dar aquele empurrãozinho, a votação desta semana acontece em meio a uma reforma ministerial para acomodar o Centrão.

Leia mais.

Soja toca máxima de 3 semanas em Chicago ao surfar clima extremo nos EUA
Soja
Futuros da soja negociam em patamar mais elevado em Chicago. Clima ruim nos EUA em momento crucial das lavouras. (Imagem: Reuters/Paulo Whitaker)

Os contratos futuros da soja negociavam estáveis nesta terça-feira (22) em Chicago (CBOT), afinal os preços tocaram as máximas de três semanas, acima dos US$ 13,60 por bushel.

Conforme operadores de mercado disseram à Reuters, a commodity tem se aproveitado de previsões ruins para as lavouras dos Estados Unidos.

Leia mais.

Renda fixa paga mais de 2% ao mês e vira destaque nos jornais nesta terça-feira (22)
Renda fixa
Confira as principais notícias dos jornais e comece o dia bem informado. Renda fixa está pagando mais de 2% ao mês. (Imagem: Freepik)

Um parcela da renda fixa está pagando mais de 2% ao mês justamente se aproveitando do ciclo de queda da taxa Selic, sendo um dos destaques nos jornais nesta terça-feira (22):

Economia

Renda Fixa
Fundos de renda fixa na mira dos mais ricos pagam mais de 2% ao mês e acumulam valorização de até 10% em 2023. (Imagem: Freepik)

Renda fixa predileta de endinheirados paga mais de 2% ao mês; saiba como investir –
A renda fixa ocupa a maior fatia nas carteiras de investimentos dos mais ricos, com posição de 39,08% no mês passado, conforme estudo da SmartBrain. E não para por aí: os fundos de renda fixa na mira dos mais abastados chegam a pagar mais de 2% ao mês – Money Times

Leia mais.

Bolsas avançam com rali de tecnologia; será que Ibovespa acompanha?
Nvidia, morning times, bolsas
Morning Times: Nvidia divulga seus resultados amanhã; ações da companhia saltaram 9% no último pregão. (Imagem: Reuters/Mike Blake/File Photo)

As bolsas em todo o mundo sobem na manhã desta terça-feira, de olho nas empresas de tecnologia. Amanhã, a fabricante de chips norte-americana Nvidia divulga os seus resultados e os investidores estão otimistas. Só ontem, as ações da companhia dispararam 8%.

Além disso, o conglomerado japonês Softbank registrou um pedido de oferta de ações no Nasdaq da Arm, sua divisão de chips. A expectativa é de que o IPO movimente entre US$ 60 bilhões e US$ 70 bilhões, tornando-se o maior em dois anos nos Estados Unidos.

Leia mais.

Futuros de ações nos EUA em alta, com S&P 500 (+0,4%), Dow Jones (+0,2%) e Nasdaq (+0,6%)

Aguarde mais informações.

Criptomoedas: Bitcoin (BTC) cede 0,2% a US$ 26.039,61; Ethereum (ETH) cai 0,3% a US% 1.665,25
Ibovespa em dólar (EWZ) recua 0,4% a US$ 30,10 no pré-market em Nova York
Petróleo tipo Brent cai 0,3% a US$ 84,15 por barril; WTI é cotado a US$ 80,68

Aguarde mais informações.

ADR da Petrobras sobe quase 1% a US$ 13,31 no pré-market em Nova York
Minério de ferro salta 2,2% na China (contrato jan/2024), de 771 para 788 yuans a tonelada

Aguarde mais informações.

ADR da Vale dispara 1,4% a US$ 12,47 no pré-market em Nova York


No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
No mercado há mais de 5 anos, o Money Times é referência em investimentos pessoais, educação financeira, gestão de carreiras e consumo no mercado brasileiro. No Money Times, investidores, analistas, gestores e entusiastas do ambiente econômico brasileiro usufruem de textos objetivos e de qualidade que vão ao centro da informação, análise e debate. Buscamos levantar e antecipar discussões importantes para o investidor e dar respostas às questões do momento. Isso faz toda a diferença.
Twitter Facebook Linkedin Instagram YouTube Site
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.