Terra (LUNA): Rede não terá ‘fork’ em blockchain se depender da comunidade; entenda

The Block
The Block
17/05/2022 - 10:33
Traduzido e editado por Vitória Martini
The Block
Terra LUNA
Uma votação no fórum de Terra revelou que a maioria da comunidade prefere queimar tokens, ao invés de fork no blockchain. (Imagem: Twitter/Do Kwon)

A maioria da comunidade da rede Terra (LUNA) é contra a ideia de fazer uma bifurcação (“fork”) do blockchain após seu colapso na semana passada, de acordo com uma votação preliminar no fórum de pesquisa e governança da rede.

Na manhã desta terça-feira (17), no horário de Brasília, 90% dos mais de mil votos na enquete on-line rejeitam o “fork”, o qual criaria uma nova versão, paralela ao blockchain de Terra.

A votação é aberta para qualquer pessoa que tenha uma conta no fórum da rede, seja detentor ou não de LUNA, o token de governança de Terra.

Na semana passada, a stablecoin TerraUSD (UST) perdeu sua paridade ao dólar, levando a um efeito dominó que praticamente destruiu o token LUNA.

Devido ao modo de interação entre os dois tokens, proposto pelo mecanismo de emissão e queima das duas criptomoedas, houve um aumento drástico na quantidade de LUNA presente no mercado, derretendo seu preço.

Ontem (16), o CEO de Terraform Labs e fundador da rede, Do Kwon, fez uma proposta que sugere o “fork” do blockchain.

“Fork” é um termo usado para designar a mudança na estrutura de um blockchain. Neste caso, a mudança seria muito significativa, visto que seria como começar um blockchain do início. O novo blockchain de Terra alocaria partes do fornecimento de seu token a detentores anteriores de LUNA e UST.

A maior parte dos tokens estaria sujeita a períodos de bloqueio durante os próximos três a cinco anos. A proposta de Do Kwon coloca um prazo, que, dependendo do resultado da votação, poderá lançar um novo blockchain no final do mês.

No entanto, a comunidade de Terra não parece concordar com o caminho traçado pelo CEO de Terraform Labs.

“Não há necessidade de esperar a proposta ser publicada para saber qual é o sentimento geral. Isso pode levar a algumas correções sem desperdiçar dias”, disse o autor anônimo da votação, a qual foi iniciada hoje. A enquete simplesmente perguntava: “Fork?”.

‘Ninguém quer um fork” de Terra

A maioria dos comentários apoia os resultados iniciais da votação, com um membro da comunidade dizendo que “ninguém quer um fork” de Terra.

Embora essa enquete não seja uma votação de governança oficial e não exija a detenção de LUNA para votar, ela oferece uma forte indicação da direção para a qual a comunidade está pendendo.

Com isso, é possível que Terraform Labs e detentores de grandes quantias de LUNA façam uma votação de governança mesmo sem o suporte desse fórum.

A enquete, no entanto, condiz com outros comentários feitos nas redes sociais por membros da comunidade de Terra e figuras importantes da indústria cripto.

“Isso não irá funcionar. Fazer uma bifurcação não dá ao novo blockchain qualquer valor. Isso é ilusão”, disse o CEO da corretora cripto Binance, Changpeng Zhao, no Twitter, no último final de semana.

Zhao acrescentou que a comunidade de Terra deveria reduzir o fornecimento de LUNA com a queima das moedas, ao invés de bifurcar a rede, abandonado todos que tentaram salvar a criptomoeda durante sua queda.

Hoje, uma votação informal no Twitter mostrou um resultado semelhante ao da enquete no fórum de Terra. A votação na rede social pergunta se a comunidade prefere fazer o “fork” de Terra ou queimar tokens LUNA. A votação recebeu pouco mais de 800 votos, sendo 93% a favor da queima.

Houve outras votações no fórum da comunidade de Terra que discordam da proposta de bifurcação da rede e sugerem alternativas. Alguns criticaram a ideia de chamar o blockchain original, caso este sobreviva, de “Terra Classic”. Outros aderiram à ideia de manter o atual blockchain de Terra, mas queimar tokens para reduzir o fornecimento de LUNA.

Alguns membros da comunidade de LUNA apoiam a proposta de Do Kwon. O fornecedor de staking BTC.Secure disse, no Twitter, que apoiava o fundador da rede e o lançamento do novo blockchain.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Vitória Martini - 17/05/2022 - 10:33

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto