Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Waymo e Uber Freight anunciam acordo para logística de futuros caminhões autônomos

07/06/2022 - 16:51
Caminhão
A Waymo disse que planeja lançar os primeiros caminhões totalmente autônomos “nos próximos anos” (Imagem: REUTERS/Carla Carniel)

A Waymo Via, a unidade de transporte autônomo da Alphabet, e a Uber Freight (UBER), um negócio de logística da Uber, assinaram uma parceria estratégica de longo prazo que permitirá a gestão de caminhões autônomos de modo mais eficiente por futuros clientes.

As empresas não compartilharam um cronograma de quando a parceria poderia ser utilizada por clientes pagantes.

Waymo e Uber Freight também não divulgaram detalhes financeiros do acordo.

Sob a parceria, os futuros clientes da Waymo poderão usar a Uber Freight para planejar com mais eficiência as frotas de caminhões automatizadas e conduzidas por humanos.

A Waymo disse que planeja lançar os primeiros caminhões totalmente autônomos “nos próximos anos”, começando entre as cidades norte-americanas de Dallas e Houston

O software da Uber Freight atua como um intermediário conectando caminhoneiros com transportadores para reduzir os custos de envio e as dispendiosas milhas com carga vazia.

No ano passado, a Uber avançou de modo mais intenso no mercado de caminhões ao comprar a empresa de logística Transplace por 2,25 bilhões de dólares.

Companhias como Waymo, TuSimple, Aurora Innovation e outras esperam vender serviços de transporte autônomos para empresas de logística e grandes varejistas nos próximos anos.

Sob esses modelos de negócios, os clientes comprariam e seriam proprietários dos caminhões autônomos e pagariam uma taxa de uso por quilômetro para as empresas de tecnologia.

A Uber vendeu no final de 2020 o controle de sua própria unidade de veículos autônomos para a Aurora, concorrente da Waymo, e detém uma participação de quase 43% na companhia.

A Aurora anunciou em dezembro uma parceria com a Uber Freight.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Última atualização por André Luiz - 07/06/2022 - 16:51

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado de tecnologia?
Receba toda sexta-feira as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto