5 jogos em blockchain para ficar de olho em 2022 (e, talvez, até ganhar algum dinheiro)

Leonardo Rubinstein Cavalcanti
26/12/2021 - 8:00
Console videogame
O ano que vem tem tudo para vir forte nesse mercado, por isso o Crypto Times separou 5 jogos em blockchain para ficar atento. (Imagem: Unsplash/Jose Gil)

O mercado de games em blockchain “play to earn” mostrou sua força em 2021. Após o sucesso de Axie Infinity, outros projetos começaram a surgir com diferentes propostas.

O ano que vem tem tudo para vir forte nesse mercado, por isso o Crypto Times separou 5 jogos em blockchain para ficar atento. Confira:

Genopets

O jogo se denomina como “move to earn”. A dinâmica é parecida com a de “Pokémon Go”, jogo que foi febre um tempo atrás, no qual os jogadores ganham atributos e pontos ao simplesmente se moverem.

A ideia é ser um jogo construído na blockchain da Solana, em que os usuários poderão usar acessórios como relógios digitais e celulares para rastrear sua localização, e assim ganharem pontos enquanto passeiam.

Segundo o planejamento oficial do jogo, na primeira fase de lançamento, será possível, além de criar seus pets gratuitamente, ganhar tokens do jogo, e fazer os bichinhos virtuais evoluírem. Também será possível negociá-los em mercados secundários.

A segunda fase vai implementar a parte dos mini-jogos e batalhas. Nesses jogos, serão testadas as habilidades dos jogadores. Também será possível travar batalhas com outros pets e haverá rankings de melhores posições no jogo.

Na sequência, na terceira fase, será possível formar equipes para disputar combates. A quarta, e última, etapa do processo pretende inserir um modo história e missões que entregam recompensas aos jogadores e suas equipes.

Solte suas feras: Genopets terá batalha de pets virtuais e recompensas  (Imagem: Genopets/Reprodução)

Star Atlas

Esse jogo envolve colonização e  exploração espacial. Também construído na blockchain da Solana, o jogo promete entregar gráficos de primeira qualidade com a parceria com a Unreal Engine 5, motor de gráficos de última geração.

O ponto para ficar atento é, justamente, as promessas feitas. Desde que foi anunciado, o projeto vem entregando pouco, quando comparado com o que seus criadores já anunciaram.

O lançamento do mini-game aconteceu no dia 16 de dezembro, e se trata de um “staking” de naves. A ideia é mandar as naves, que são NFTs, para missões e receber recompensas em ATLAS (moeda interna do jogo) por isso.

O envio de naves para missões exige investimentos também. A fim de fazer esse “stake,” é necessário abastecer os NFTs com suprimentos como combustível, comida e munição, itens vendidos em ATLAS no marketplace do próprio jogo.

Estrela cadente? Star Atlas promete muito, mas entregas estão aquém do esperado (Imagem: Star Atlas/Reprodução)

Contudo, é interessante ficar atento à evolução do jogo, e futuras novidades. O lançamento do jogo completo não está previsto para o ano que vem, mas é possível que haja surpresas.

The Sandbox

Mesmo que já tenha sido lançado, The Sandbox é um jogo para observar de perto. Para quem é familiarizado, o jogo se assemelha muito ao Habbo Hotel. A ideia é que os usuários possam ter seus próprios terrenos e construir o que bem entenderem e imaginarem lá dentro.

O conceito de criar mini-games, visitar museus virtuais com NFTs e interagir social e economicamente em um universo inteiramente virtual na blockchain da Ethereum foi o que levou o jogo a atrair atenção do público e de investidores.

The Sandbox Alpha metaverso
Um mundo todo seu: The Sandbox oferece uma série de experiências aos jogadores (Imagem: The Sandbox/Reprodução)

The Sandbox pode ser o começo do conceito de um metaverso e já possui algumas grandes vendas em seu currículo, como foi o caso de um Yatch virtual vendido por U$ 650 mil na plataforma.

Bored Ape Yatch Club

Com sede em Hong Kong, a empresa de software Animoca Brands está ajudando os criadores da popular coleção de tokens não fungíveis Bored Ape Yacht Club (BAYC) a criar um jogo baseado em blockchain, segundo um comunicado do dia 13 de dezembro.

O jogo deverá ser lançado entre 1º de abril e 30 de junho do ano que vem. A coleção de NFTs chamou a atenção de muitos em 2021. Uma das obras chegou a ser vendida por U$ 2,7 milhões.

Os NFTs que possuem utilidades estão se tornando cada vez mais interessantes aos olhos do mercado. O motivo disso é que essas funcionalidades agregam sentido ao conceito de autenticidade de posse de um token não fungível.

Bored Ape Yacht Club BAYC
Tudo, menos tedioso: NFT do Bored Ape Yacht Club foi vendido por quase US$ 3 milhões (Imagem: Bored Ape Yacht Club/Reprodução)

Thetan Arena

Trata-se de um jogo com versão mobile, e que já foi lançado. Entretanto, é interessante ficar de olho. O lançamento ocorreu neste ano, e o game segue um estilo parecido com o popular League of Legends.

O jogo é construído na Binance Smart Chain, a rede de contratos inteligentes da Binance. Seu estilo é denominado de Batalha Online Multiplayer em Arena, ou MOBA na sigla em inglês.

O jogo é free-to-play, ou seja, não é necessário um investimento inicial para começar, mesmo que possa ser útil colocar um capital inicial. Apesar de já muito discutido, é um jogo que vem se destacando e pode trazer bastante novidades ano que vem.

Acima, vídeo da jogabilidade de Thetan Arena, divulgado pela equipe por trás do projeto.

Última atualização por Márcio Juliboni - 20/12/2021 - 15:59

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web