Entenda como foi o desempenho semanal do mercado cripto neste início de junho

04/06/2021 - 16:19
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Confira, em artigo por Roberto Talamas, da Messari, como os setores da indústria cripto se comportaram esta semana (Imagem: Pixabay/amhnasim)

Atualizações empresariais de destaque:

1. A equipe da Helium publicou um “post-mortem” sobre uma paralisação no blockchain em 29 de maio de 2021.

2. Foi apresentada uma proposta de alocação de um milhão de tokens UNI da Tesouraria da Comunidade para financiar uma organização de defesa política para defender o protocolo e o setor de finanças descentralizadas (DeFi) de ameaças legais e regulatórias e garantir a promessa das DeFi. Agora, está passando por um voto de verificação consenso (o último passo antes de uma votação oficial na DAO).

3. A votação para a atualização de número 17 ao protocolo Stellar começou nessa terça-feira (1º) conforme o previsto.

4. A equipe Gnosis, responsável pelo desenvolvimento do cliente OpenEthereum, anunciou que não irá mais manter o código-base do cliente após a atualização London, prevista para julho.

Panorama de desempenho dos setores

Esta foi a primeira semana positiva desde a queda do mercado em maio. Após o debate sobre setores da Messari, todos os cinco setores mencionados neste artigo terminaram a semana com rendimentos semanais positivos.

O setor de Plataformas de Contratos Autônomos liderou o caminho, apresentando um retorno semanal de 3,11%, impulsionado pelo desempenho de ativos, como Kusama (KSM), Nervos Network (CKB), Polkadot (DOT), Solana (SOL) e Cosmos (ATOM).

Os setores DeFi e de corretoras descentralizadas (DEXs) vieram logo em seguida, terminando a semana com um retorno de 2,7%. Web3 terminou a semana com um retorno de 0,12%, tornando-se o setor de pior desempenho do grupo.

Panorama de desempenho dos setores (Imagem: Messari)

Metodologia de portfólios de setores

O artigo desta semana foca em comparar o desempenho, o risco e a estrutura de correlação entre diferentes setores.

Para tal, desenvolvemos “portfólios de setores” ponderados pelo mercado ao selecionar os principais ativos (classificados por capitalização de mercado) de cada setor mencionado aqui. As alocações de portfólio do setor são as seguintes, usando dados de capitalização de mercado dessa quinta-feira (3).

Abordagem de portfólios de setores ponderados pela capitalização de mercado (Imagem: Messari)

Detalhes sobre setores

O desempenho durante esta semana foi turbulento. Todos os portfólios de setores tiveram uma pequena concentração em 27 de maio, rapidamente revertida conforme a semana continuou.

Preços de ativos despencaram na metade da semana, resultando em perdas entre 10% e 25%. A partir de 30 de maio, rendimentos de portfólio encontraram certa estabilidade conforme preços voltaram a obter parte do desempenho do início da semana.

Portfólios de setores se moveram juntos nos últimos sete dias após um padrão bem-delineado em formato V.

Apesar de o desempenho de setores ter sido relativamente firme em todos os portfólios durante grande parte da semana, no fim dela, os portfólios Web3 e DeFi começaram a ficar para trás, tendo perdas de -5,5% e -3,7%, respectivamente.

As perdas no portfólio Web3 foram direcionadas por conta alta alocação na Chainlink (LINK), terminando a semana com um rendimento de -6%. Uniswap (UNI) and Aave (AAVE), que tiveram rendimentos negativos de -3,6% e -4,7%, direcionaram grande parte do desempenho do portfólio DeFi.

Rendimentos cumulativos – desempenho de setores (Imagem: Messari)

A volatilidade, definida como o desvio-padrão dos rendimentos diários, continua elevada por todos os portfólios de setores, seguindo o aumento que começou durante a queda de mercado em maio.

Antes da queda, a volatilidade entre setores era quase a mesma, variando entre 3% e 6%. Após a queda, a volatilidade do setor se tornou amplamente dispersa.

Atualmente, os portfólios DEX e DeFi são os únicos com o maior nível de risco, pois ambos estão com uma volatilidade móvel mensal de 13%, um aumento de 2x em comparação a níveis antes da queda de mercado em maio.

Em contraste, os portfólios de Ativos Principais e de Moedas passaram pelo menor aumento na volatilidade, movendo-se entre 3% a 4% a mais do que em comparação a outros níveis por conta de sua alta alocação em bitcoin.

Volatilidade móvel de 30 dias – volatilidade de setores (Imagem: Messari)

Após a queda de mercado, todas as correlações com ativos continuaram a subir mais. A animação abaixo destaca essa tendência nas últimas quatro semanas.

As matrizes de correlação mostradas abaixo são computadas semanalmente, usando uma análise retrospectiva de 30 dias para captar a evolução da estrutura de correlação entre setores.

Conforme mostrado abaixo, as correlações entre setores estão bem acima de 85%, em que certos pares atingiram altos níveis de 95%.

Em mercados como este, em que todos os ativos se movem juntos, investidores podem obter exposição direta ao simplesmente armazenar qualquer criptoativo. A única diferença é a quantidade de risco que estão dispostos a aceitar.

Matriz de correlação de 30 dias (Imagem: Messari)

A correlação entre os portfólios de setores e o bitcoin continua a aumentar de forma estável. A tendência positiva começou no início de maio conforme os mercados entraram em águas turbulentas. Em 3 de junho, todos os portfólios de setores tinham uma correlação com o bitcoin superior a 80%.

O aumento é mais notável para os portfólios DeFi e DEX, que passaram por um salto de mais de 45% nos últimos 30 dias. Os portfólios Web3 e de Plataformas de Contratos Autônomos seguiram um padrão parecido, aumentando quase 20% no mesmo período.

Correlação contínua de 30 dias com o Bitcoin (Imagem: Messari)

Agora, a correlação entre a Ethereum e todos os portfólios de setores é igual ou acima de 90%.

Além dos portfólios que tiveram uma grande alocação à Ethereum (Plataformas de Contratos Autônomos e Principais Ativos), os portfólios DeFi e DEX são os que possuem os maiores coeficientes de correlação: 94% e 93%, respectivamente.

Correlação contínua de 30 dias com a Ethereum (Imagem: Messari)

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Matéria Original: "Weekly Recap Ending June 3rd"

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 04/06/2021 - 16:19

Pela Web