Existem sete pedidos de ETF de bitcoin nos EUA, mas haverá aprovação da SEC?

26/03/2021 - 11:39
Um ETF de bitcoin faz a ponte entre o mercado tradicional e o mercado cripto, além de fornecer acessibilidade e dinheiro institucional pela aposta sobre o preço do bitcoin (Imagem: Unsplash/executium)

Fundos negociados em bolsa (ETF) são um tipo de valor mobiliário que envolve um conjunto de valores mobiliários — como ações — que geralmente rastreiam um índice subjacente, apesar de poderem investir em inúmeros setores a indústria ou diversas outras estratégias.

Um ETF de bitcoin faz a ponte entre o mercado tradicional e o mercado cripto, além de fornecer acessibilidade e dinheiro institucional pela aposta sobre o preço do bitcoin.

Canadá e Brasil já aprovaram seus ETFs, mas os EUA são conhecidos por não aprovar nenhuma proposta.

A Comissão de Valores Mobiliários e de Câmbio dos EUA (SEC), responsável por regulamentar esses veículos de investimento, acredita que o mercado cripto ainda não amadureceu o suficiente para ter um fundo negociado publicamente.

Porém, cada vez mais gestoras e grandes empresas de investimento estão na tentativa de ter seu ETF aprovado pela agência, noticia o Decrypt.

A lista de solicitantes atuais incluem SkyBridge Capital, New York Digital Investment Group (NYDIG), VanEck, Bitwise, Valkyrie, WisdomTree e Fidelity.

Será que algum deles vai ser aprovado este ano?

A SEC se preocupa com a falta de transparência nas informações comerciais e manipulação de mercado. Anteriormente, várias startups de cripto tentaram listar seu ETFs, sem sucesso. Porém, atualmente, grandes empresas do setor querem ter seu lugar ao sol.

Em entrevista ao Decrypt, Sui Chung, CEO da fornecedora de índices cripto CF Benchmarks, afirmou:

Anteriormente, a SEC havia comentado que se preocupava com o fato de muitos solicitantes não terem muita experiência no mercado de ETFs, principalmente com as extravagâncias no mercado cripto e como devem se sincronizar com os mercados acionários por meio da estrutura de ETFs.

Segundo ele, um ETF bem-estruturado de bitcoin não seria muito diferente de um ETF tradicional.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 26/03/2021 - 11:39

Pela Web