Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ibovespa vira para o negativo e volta a cair abaixo dos 101 mil pontos

01/12/2021 - 17:24
Ibovespa
Às 17:09, o Ibovespa caía 1,14% o, a 100.752,54 pontos (Imagem: Reuters/Rahel Patrasso)

O Ibovespa (IBOV) reverteu os ganhos nesta quarta-feira, caindo abaixo dos 101 mil pontos, na esteira de perda de fôlego das bolsas norte-americanas após confirmação do primeiro caso da variante Ômicron nos EUA e de nova declaração do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell.

A análise da PEC dos Precatórios no Congresso segue no radar do mercado, enquanto a queda vertiginosa das ações das empresas de varejo e de tecnologia locais também pesava sobre o índice.

Às 17:09, o Ibovespa caía 1,14% o, a 100.752,54 pontos.

O volume financeiro era de 25,6 bilhões de reais.

O índice vinha tendo uma sessão de alívio junto com as bolsas globais, em recuperação ao desempenho negativo da véspera quando o Ibovespa fechou na mínima de 2021  até que o noticiário internacional ajudou a mudar o cenário.

Os EUA identificaram o primeiro caso da variante Ômicron, de um indivíduo que retornou da África do Sul no fim de novembro.

A notícia pesou nas bolsas norte-americanas, que devolveram boa parte dos ganhos. O petróleo virou para o negativo, também por influência de dados setoriais.

Antes, os principais índices acionários dos EUA, assim como o Ibovespa, já haviam perdido fôlego após Powell reiterar a mensagem de terça-feira que derrubar os mercados de ações, de que é apropriado o Fed considerar a redução de da compra de títulos.

As compras mensais de títulos foram uma maneira de o Fed estimular a economia norte-americana por conta da pandemia, e sua retirada deve afetar a liquidez dos mercados globais, impactando os ativos de risco, como as ações.

Segundo Camila Abdelmalack, economista-chefe na Veedha Investimentos, o discurso de Powell, apesar de ser parecido com o da véspera, tem efeito no mercado porque é uma visão ainda “recente” do Fed, já que parte do mercado esperava uma mudança de postura após as incertezas ligadas ao potencial efeito da Ômicron na economia.

Ao mesmo tempo, empresas locais varejistas e de tecnologia passaram a estender queda. Magazine Luiza (MGLU3), por exemplo, caía cerca de 10% enquanto a Via (VIIA3) cedia cerca de 6%.

Entre as empresas do setor de tecnologia, Méliuz (CASH3), de cashback, afundava 10,7% e a Locaweb (LSAW3), de hospedagem de sites e computação em nuvem, recuava 9,1%.

Investidores também aguardavam a análise da PEC dos Precatórios no plenário do Senado.

O texto abre espaço para financiamento do programa social do governo, o Auxílio Brasil.

Última atualização por André Luiz - 01/12/2021 - 17:24

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web