Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

MT responde – Vale (VALE3) ou Bradespar (BRAP4): Qual a melhor para dividendos?

Kaype Abreu
03/07/2022 - 19:30
Vale
Analistas dizem que a Vale é uma melhor opção hoje. (Imagem: Reuters/Washington Alves)

Leitor do Money Times pergunta se é melhor comprar Vale (VALE3) ou Bradespar (BRAP4), para quem busca dividendos. A pergunta é feita porque a Bradespar investe na mineradora e, em termos monetários, o valor da ação é menor.

Analistas dizem que a Vale é uma melhor opção hoje, porque a mineradora está muito barata, na avaliação deles. O “barato” não se refere ao preço da ação, já que a holding negocia a uma cifra menor, mas o valor intrínseco da empresa – VALE3 caiu 33% nos últimos 12 meses.

A avaliação sobre a Vale hoje é feita mesmo com a Bradespar tendo o chamado “desconto de holding”, destaca o analista da Empiricus Ruy Hungria. “Hoje a carteira de investimentos da Bradespar é Vale”, resume.

O analista Ilan Arbetman, da corretora Ativa Investimentos, diz que recomenda Vale e não acompanha a Bradespar. Ele destaca que a Bradespar ainda tem um risco envolvendo o processo referente à indenização da Litel Participações , formada por Previ, Petros, Funcef e Funcesp.

A Litel pede indenização de R$ 1,41 bilhão, referente ao litígio do Call Citibank. O processo está no Superior Tribunal de Justiça (STJ), segundo informou a companhia em novembro passado.

Para o analista da Ativa, é preciso acompanhar as ações da Bradespar para conferir se se o desconto de holding não aumenta. “Mas hoje Vale está barata para caramba”, afirma.

Vale é constante em carteiras de dividendos

VALE3 aparece constantemente em carteiras recomendadas mensais de dividendos. Em maio, a ação da mineradora foi a líder em levantamento feito pelo Money Times. 

A corretora Guide Investimentos destacou que a companhia apresenta uma diversificação de operações de minério de ferro no Brasil em três sistemas (Norte, Sudeste e Sul), que possuem capacidade de transporte e remessa própria.

Para o BTG Pactual, a administração da empresa continua altamente disciplinada na alocação de capital (modelo de negócios asset light).

A dinâmica, disse o banco, ainda implica que a maior parte da agenda deve envolver retornos de caixa aos acionistas. “A última recompra anuncia de 500M de ações demonstra isso”, afirmaram.

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Última atualização por Renan Dantas - 01/07/2022 - 16:08

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender
As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto